Paredes recebe nova classificativa do Rally de Portugal e o tradicional Shakedown

19 Abril 2023

A 56ª edição do WRC Vodafone Rally de Portugal realiza-se nos dias 11 e 14 de maio, com Paredes no mapa da velocidade. No dia 11 de maio, Paredes é palco do tradicional Shakedown Baltar/Paredes e a 14 de maio, último e decisivo dia de competição, estreia uma nova classificativa de 15 quilómetros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, apostar no 'Rali de Portugal' "é um desafio vencedor, trata-se de uma competição de excelência do desporto automóvel com uma grande promoção e visibilidade internacional do nosso território e que move e atrai também a Paredes milhares de pessoas, portugueses e estrangeiros. Nesta perspetiva, o WRC Vodafone Rally de Portugal aporta valor para a economia do turismo nacional e local. O evento desportivo já esgotou a capacidade hoteleira de Paredes, o que se prevê também um ganho para a restauração e cafés".

A competição automóvel, que atrai milhares de pessoas ao concelho de Paredes, conta este ano com uma nova classificativa no traçado de Baltar/Paredes.

O troço de Paredes, no domingo, antecede a primeira passagem pela especial de Fafe (11,18 km) e a classificativa de Cabeceiras de Basto (22,23 km).

Segundo o ACP - Automóvel Clube de Portugal, responsável pela organização da prova, “o percurso aproveita em parte o percurso do Shakedown, terminando no mesmo sítio, no interior do circuito de Baltar. O troço é muito diversificado, incluindo desde zonas muito rápidas a zonas técnicas, em campo aberto, no meio de eucaliptais, num novo desafio que abre o derradeiro dia de prova”.

Já o tradicional Shakedown mantém-se no dia de abertura, a 11 de maio, nas imediações e no interior do Kartódromo de Baltar. Com mais de quatro quilómetros e "um traçado espetacular", o Shakedown é a pista ideal para as últimas afinações nas máquinas, antes de três exigentes dias de competição.

Refira-se que "uma super-especial na Figueira da Foz e a nova classificativa em Paredes são destaques no percurso de 329,06 quilómetros cronometrados, que volta a levar as estrelas do Campeonato do Mundo às regiões Norte e Centro do país. O prestígio internacional da prova do ACP fica visível com a maior lista de inscritos do WRC, com cerca de 90 equipas", destaca o ACP.

Os bilhetes já se encontram à venda online no site da ACP pelo preço de 15 euros para o lugar de peão e de 30 euros para as bancadas (válidos 2 dias). Em breve, o Município irá informar sobre os pontos físicos da venda de bilhetes.