Município de Paredes promove nova edição do Prémio Literário “António Mendes Moreira”

24 Abril 2023

O Município de Paredes vai promover mais uma edição do Prémio Literário “António Mendes Moreira” com a temática “Mulheres”, inspirada na vida e na obra do artista Henrique Silva.

Esta iniciativa, que tem como objetivo contribuir e estimular a produção e divulgação literária junto da população, vai distinguir textos inéditos, a editar pelo Município de Paredes na Revista Orpheu Cultural de Paredes do próximo ano.

Este ano, o regulamento entra em vigor no próximo dia 26 de abril com algumas alterações, das quais se destacam o reforço da verba dos prémios:

1º Prémio: corresponde ao valor de 500 euros, sendo publicado na Revista Cultural do Município (impressa ou digital);

2º Prémio: recebe 250 euros e publicação na respetiva edição (impressa ou digital);

3º Prémio: terá um valor de 100 euros e, igualmente, publicação na Revista Cultural (impressa ou digital).

Poderão, ainda, ser atribuídas 2 Menções Honrosas.

Os textos devem ser enviados para o e-mail da Biblioteca Municipal de Paredes (biblioteca@cm-paredes.pt) até ao final do mês de setembro de 2023, tendo em conta os critérios do regulamento (abaixo exposto).

O júri, responsável pela seleção das obras a concurso, será composto por um representante da Câmara Municipal de Paredes, sem direito a voto, que presidirá, e três elementos de reconhecido mérito na área da Literatura.

As obras e os respetivos autores vencedores serão divulgados nos canais do Município destinados para o efeito, enquanto que a atribuição dos prémios decorrerá num evento a realizar com todos os participantes.

REGULAMENTO: Regulamento premio antonio mendes moreira 23