Câmara de Paredes inaugura Parque do Rio Ferreira em Rebordosa

IMG_2096
18 Setembro 2017

3,8 km de espaço verde que liga as cidades de Rebordosa e Lordelo

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou, este domingo, 17 de setembro, o Parque do Rio Ferreira em Rebordosa.

As cerimónias iniciaram-se com a inauguração do Monumento “Portas de Rebordosa”, que marca a entrada do Parque do Rio Ferreira em Rebordosa.

O Parque do Rio Ferreira é mais do que um espaço verde urbano de excelência instalado entre as cidades de Lordelo e Rebordosa. É o maior parque urbano da região e representa a grande determinação da Câmara Municipal de Paredes em contrariar o desordenamento do território, reflexo do urbanismo sem regras do final do século XX.

A sua criação potenciou uma malha urbana moderna e funcional, assente na convivência da mobilidade pedonal e rodoviária, mas sobretudo na definição de uma centralidade com escala, capaz de acomodar as próximas décadas de desenvolvimento urbano na cidade de Rebordosa.

O Parque do Rio Ferreira tem 43 hectares de área verde e representou um esforço financeiro apenas ultrapassado pelo investimento na Carta Educativa de Paredes.

A Câmara de Paredes adquiriu 31 hectares de terreno, os restantes 12 hectares, situam-se em Penhas Altas, zona de interesse etnográfico e arqueológico, valorizada pela presença de dezenas de moinhos e da ponte românica. Pelas suas características mistas, de minifúndio e residencial, é pretensão da Câmara Municipal que esta área continue propriedade privada dos seus residentes, sendo o elo de ligação entre as duas zonas de lazer do Parque do Rio Ferreira.

“É de coração apertado e cheio de alegria por ver esta obra realizada. Na altura, quando apresentamos o projeto chamaram-nos malucos, que não era possível fazer um projeto desta envergadura. Hoje, contra tudo e contra todos, não posso esquecer todos os que acreditaram e ajudaram na concretização deste parque. Este é um parque de gerações, onde todos podem usufruir deste espaço, crianças, jovens avós e famílias que querem passar uma tarde agradável” referiu José Manuel Outeiro, ex-vereador da Câmara Municipal de Paredes.

“Tenho de agradecer à Câmara Municipal por ter iniciado, durante o meu mandato a aquisição dos terrenos. Agradecer também aos proprietários dos terrenos que permitiram que esta obra hoje fosse uma realidade. Uma palavra final para que no futuro, e tal como no passado, as obras acontecem com maior regularidade quando existe uma estreita relação entre Junta de Freguesia e Câmara Municipal.” Salientou Reinaldo Monteiro, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa.

Mário Rocha, ex-vereador da Câmara Municipal e responsável pela aquisição de grande parte dos terrenos do Parque aproveitou a oportunidade para explicar complexidade das negociações com todos os proprietários do Parque, “As negociações não foram fáceis. Houve de tudo, e foi contra tudo e contra todos que conseguimos chegar a um entendimento para que ambas a partes saíssem beneficiadas com as negociações. Tenho um grande orgulho e é para mim uma grande honra estar ligado à criação deste parque único.”

Não estando presente na inauguração nenhum membro do Executivo da Junta de Freguesia, Isabel Santos, Presidente da Assembleia de Freguesia representou a Junta de Freguesia na Cerimónia, “Este parque é uma maravilha, é um parque natural, mas este parque é grande demais, Rebordosa não precisava de um parque tão grande.”

“Este parque é para todos, não é apenas para uma parte da freguesia de Rebordosa. Negociamos com 92 proprietários, o que tornou a negociação, em Rebordosa, mais difícil. Fizemos milhares de reuniões para chegarmos onde estamos hoje. Hoje, inauguramos a maior obra de sempre em Rebordosa e por isso apelo para que protejam e sintam este parque como fosse vosso” salientou Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

6 jardineiros a tempo inteiro para manutenção do Parque do Rio Ferreira
Celso Ferreira aproveitou a oportunidade para anunciar que irá propor às Juntas de Freguesia de Rebordosa e Lordelo, um protocolo com delegação de competências e transferência mensal de uma verba para que possam as Juntas de Freguesias prestar um apoio mais direto e rápida intervenção na manutenção do Parque, permitindo através da transferência mensal a contratação de 6 jardineiros a tempo inteiro.
“A Câmara Municipal está longe. E por vezes, o pedido para o arranjo de um candeeiro, ou para a limpeza dos caminhos no Parque, quer por pessoas que visitam o parque, quer pelas juntas de freguesia, demoram muito tempo. Por isso, iremos propor às Juntas de Freguesia um contrato mensal em que as Juntas de Freguesia façam a manutenção do parque e a verba que iremos transferir permitirá que cada junta contrate 3 jardineiros para trabalharem a tempo inteiro no Parque”.

Após os discursos protocolares, seguiu-se uma visita pelo parque até Lordelo. As cerimónias de inauguração terminaram com animação musical.

Anunciado novo investimento para Rebordosa
À margem da inauguração, na parte final do seu discurso, Celso Ferreira aproveitou a oportunidade para anunciar um novo investimento para Rebordosa e assinar em pleno palco, o contrato de empreitada para um novo acesso da Zona Industrial da Serrinha à A41, num investimento de cerca de 298.000,00 euros.