Câmara de Paredes inaugurou a requalificação do Pavilhão Ernesto Silva

Inauguracao_Pavilhao_CPSobreira9
Inauguracao_Pavilhao_CPSobreira10
26 Setembro 2017

Requalificação do Pavilhão permite acolher novas modalidades

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou, este domingo, 24 de setembro a requalificação no pavilhão “Ernesto Silva” na freguesia da Sobreira. As obras iniciaram-se em maio e ficaram concluídas no início do mês de setembro.

Beneficiação dos balneários, substituição da cobertura em amianto, reformulação das instalações sanitárias e substituição do piso desportivo foram alguns dos benefícios contemplados nesta empreitada que representa um investimento da Câmara Municipal de Paredes na ordem dos 149 mil euros.

Este equipamento desportivo, sede da Casa do Povo da Sobreira, uma das referências do hóquei em patins no concelho de Paredes, está em funcionamento há mais de 30 anos, apresentando sinais evidentes de degradação. Com esta intervenção, a Câmara Municipal quer dar uma “nova cara” a esta infraestrutura com o objetivo de melhorar as condições e aumentar o conforto para a prática desportiva, garantindo a segurança dos seus utilizadores.

A obra adjudicada contemplou a substituição da cobertura em amianto; a pintura de todos os espaços, revestimento das paredes e substituição dos pavimentos; reformulação das instalações sanitárias e da rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais; saneamento de fissuras; substituição de carpintarias e ferragens; beneficiação dos balneários; substituição da caixilharia; aumento e substituição do piso desportivo; substituição de tabelas; criação de melhores condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Num pavilhão lotado para a inauguração, Adriano Dias, Presidente da Casa do Povo da Sobreira agradeceu à Câmara Municipal pelo investimento realizado “agradeço à Câmara Municipal de Paredes, em especial, ao Presidente da Câmara, ao Dr. Manuel Fernando Rocha e ao Dr. Rui Moutinho, que se sentiram sensibilizados pela nossa persistência para uma requalificação desta natureza. O estado de degradação do Pavilhão levou a que fossemos perdendo atletas ao longo dos anos. Agora com estas condições, sentimos que manteremos a Casa do Povo somo um clube de referência das modalidades indoor do Concelho de Paredes.”

“Pavilhão requalificado para a prática desportiva, em especial, o hóquei em patins, uma referência da Sobreira. Obrigado Senhor Presidente da Câmara, uma palavra a todos os que desde a sua fundação até aos dias de hoje tenham trabalhado em prol da Casa do Povo.” referiu João Gonçalves, Presidente da junta de Freguesia da Sobreira.

“Uma saudação especial à família de Ernesto Silva. Na Sobreira, a aposta do anterior Presidente de Câmara foram no melhoramento das acessibilidades. Quando em 2005, tornei-me Presidente de Câmara definimos 3 prioridades para a Freguesia da Sobreira: Primeiro: Apoio Social, demonstrado no Centro Social da APDIS e na Associação S. Pedro, Segundo: Educação com a construção do Centro Escolar e o terceiro: Apoio às modalidades de Pavilhão, destacando claro o Hóquei em Patins, a Sobreira é uma referência do Concelho. Sinto-me feliz por estar aqui hoje, é um orgulho dizer que cumpri com tudo o que tinha prometido para o desenvolvimento da Sobreira.” salientou Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Com as obras de requalificação, o Pavilhão “Ernesto Silva” está dotado para a prática de várias modalidades desportivas, nomeadamente, Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Andebol e Futsal.

A cerimónia de inauguração terminou com a exibição de Patinagem Artística protagonizada pela Campeã da Europa, Daniela Marques, e terminou com o jogo entre os atletas mais jovens da Casa do Povo da Sobreira.

Bernardo Mendes e Carlos Ramos, Campeões do Mundo Sub-20 Homenageados
No decorrer da cerimónia, a Câmara Municipal de Paredes homenageou com a Medalha de Mérito Municipal, Bernardo Mendes e Carlos Ramos, naturais da freguesia da Sobreira, iniciaram o seu percurso desportivo na Casa do Povo da Sobreira, em agosto deste ano sagraram-se Campeões do Mundo, na categoria de Sub-20, em Hóquei em Patins, na 1.ª Edição dos Roller Games em Nanjing, China.

O Clube também homenageou os dois atletas formados na Casa do Povo com a entrega de uma lona com a foto de Campeão do Mundo.