Presidente da Câmara de Paredes preside em Recarei à homenagem dos militares falecidos no Ultramar

01 Novembro 2017

O Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, presidiu esta manhã, em Recarei, à cerimónia de apresentação do Mural de Homenagem aos Combatentes que morreram no Ultramar, uma obra da autoria do escultor Serafim Ferreira. O mural está colocado na entrada do Cemitério de Recarei e foi oferecido pelo artista plástico ao executivo da Junta de Freguesia liderado por Belmiro Sousa.

Na cerimónia, Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, relembrou os “militares mortos no Ultramar oriundos de Recarei” e prestou “homenagem às famílias e aos entes queridos, neste dia de memórias, que tem um especial significado para todos nós”.

A homenagem em forma de mural de ardósia “simboliza a cratera de uma bomba e o mapa de Recarei”, salientou Serafim Ferreira, autor da obra de arte, para quem não foi difícil o desafio de escolher a “ardósia, material preto, como representante do luto”.

Refira-se que o cemitério de Recarei está a ser alvo de uma requalificação profunda, que decorrerá ao longo de três fases.
Recorde-se que as obras tiveram lugar ao longo dos últimos dois anos. Aquelas instalações passaram a contar com um piso renovado, que vem proporcionar melhores condições de mobilidade, candeeiros, pias, um sistema de som, um novo ossário e muros em xisto.
Segue-se a ampliação do cemitério, que já se encontra em curso.