Câmara de Paredes assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com exposição nacional

violencia2
violencia3
violencia
violencia1
24 Novembro 2017

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Violência contra as Mulheres, celebrado amanhã dia 25 de novembro, o átrio da Câmara Municipal de Paredes acolhe, até 7 de dezembro, a exposição nacional “Aqui Morreu Uma Mulher” que está a percorrer o país e que chega agora a Paredes.

A exposição foi inaugurada esta tarde por Alexandre Almeida e pela vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles. Para o presidente da Câmara de Paredes a iniciativa “representa um tema pertinente de uma realidade que devemos combater”, sublinhou Alexandre Almeida.

“Registo com tristeza o imenso número de mulheres que sofrem de violência doméstica e preocupa-me muito o crescente fenómeno da violência psicológica”, declarou o presidente da Câmara de Paredes.

Em périplo pelo país iniciado em 2016, esta exposição retrata histórias de vida de 28 mulheres que morreram às mãos de maridos e companheiros. Trata-se do roteiro Cidadania em Portugal que pretende desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica.

Refira-se que esta ação integra o Roteiro Cidadania em Portugal, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, reproduziu a mostra para desafiar as comunidades locais em todo o país a conhecerem esta realidade.

Esta Exposição que nasceu da reportagem da VISÃO (Jornalistas Teresa Campos e João Carlos Carvalho), sobre os casos das mulheres que viram as suas vidas ceifadas em contexto de violência doméstica durante 2015.

Depois de ter estado na Praça Luís de Camões, no Chiado, em março de 2016, a exposição "Aqui Morreu Uma Mulher" já esteve no Porto, espaço do Montepio Geral e seguiu, numa espécie de caravana, pelo país todo e está, hoje, na cidade de Paredes.