Município de Paredes promove a inclusão social

palestra_deficiencia
palestra_deficiencia2
palestra_deficiencia1
exposi__o_deficiencia
04 Dezembro 2017

A Câmara de Paredes assinalou, esta segunda-feira, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Dia Internacional do Voluntário.

Em parceria com o Projeto CLDS 3G Horizontes de Inclusão, a autarquia promoveu uma ação de sensibilização dedicada ao tema “Caminhos de Inclusão: desafios para a ação futura”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O vereador com o pelouro da Educação, Paulo Silva, revelou-se “apaixonado pelas questões que se prendem com a inclusão”. Defende que “devemos falar da inclusão para mudar a qualidade de vida dos cidadãos e fazer todos os esforços para tornar o concelho mais inclusivo”.

Destacou que tudo será feito para criar a figura do Provedor da pessoa portadora de deficiência no município.

A vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles, garante que “lutaremos pela causa da inclusão e contra todas as barreiras, incluindo as físicas”.

No que respeita à rede de voluntários mostrou “preocupação para que a mesma seja alargada, de forma a que se possa fazer o registo das pessoas com deficiência existentes no concelho”, sublinhou Beatriz Meireles.

Refira-se que a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para as questões relacionadas com esta problemática, mobilizando para a defesa da dignidade, dos direitos e bem-estar destas pessoas.

Todos os cidadãos devem exercer os seus direitos e deveres em condições de igualdade de oportunidades.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Paralelamente, foi inaugurada uma exposição fotográfica do Grupo de Trabalho para a Deficiência, que está patente no corredor de acesso ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, até 10 de dezembro. Posteriormente, passará para o átrio da autarquia, até ao fim do mês.

RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS

À margem desta palestra e como forma de assinalar o Dia Internacional do Voluntário, que se comemora amanhã, 5 de dezembro, o município acaba de lançar uma nova campanha de recrutamento de voluntários para o projeto “Nos Trilhos de Inclusão – Conhecer para intervir”, que tem como propósito efetuar um retrato da população com deficiência e incapacidade residente no concelho de Paredes.