Jovem paredense vence prémio europeu na área do design do calçado

22 Dezembro 2017

O jovem criador Daniel Gonçalves, natural de Rebordosa, foi recentemente um dos grandes vencedores dos prémios Fashion Design Competition, cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, levando para casa o prémio regional - atribuído a sete países -, bem como o prémio geral de calçado.

Nesta competição concorreram trinta e três jovens criadores de oito países: Alemanha, Bélgia, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e República Checa. O evento foi organizado pelo Centro Indústria Têxtil (CENIT), em parceria com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICAPPS), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), e com a ModaLisboa.

Daniel Gonçalves, estudou artes na Escola Secundária de Paredes, licenciou-se em Design de Produto na ESAD e, atualmente, a par do trabalho numa multinacional do calçado, estuda Design do Calçado na Lisbon School of Design.

O designer foi recebido, esta sexta-feira, 22 de dezembro de 2017, nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, que felicitou Daniel Gonçalves, “pelo importante prémio, um estímulo que pode servir de exemplo a outros jovens paredenses para apostarem mais na área do design e na formação académica”, sublinhou o autarca.

Para Alexandre Almeida, “é útil, para o setor da indústria, existir uma maior interação entre escolas, designers e empresários”, que motive e incremente o empreendedorismo.

O jovem designer Daniel Gonçalves, depois do sucesso da criação das botas pretas de pele e material sintético e inspiradas em motivos náuticos, vencedoras do prémio de design europeu, está apostado em lançar em breve uma marca própria de calçado.