Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

DiaMunicipalBombeiro_20

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Segurança dos Alimentos

Cientistas e autoridades por todo o mundo estão a monitorizar a disseminação da COVID-19 e não há registo de transmissão desta doença pela comida.

Entidades como a Agência Europeia para a Segurança Alimentar e a Organização Mundial de Saúde estão atentas a todo o conhecimento científico que se está a produzir, de forma a utilizar toda a informação nova e relevante na prevenção do contágio.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando uma pessoa infetada tosse ou espirra, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. Estas gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Assim, sobre a segurança dos alimentos aconselha-se a que se pratiquem as boas práticas de higiene durante o manuseamento e preparação da comida.

Procedimentos simples como a limpeza das superfícies são entendidos como eficientes para a redução das populações de vírus e a eliminação da viabilidade de contaminação, assim deverá ser assegurada a limpeza e desinfeção das bancadas de trabalho e das mesas.

Deve proceder-se à lavagem prolongada das mãos, seguida de secagem apropriada.

É importante evitar a contaminação entre comida crua e cozinhada e lavar adequadamente os alimentos crus. O cozinhar e empratar da comida deverá ser feito a temperaturas apropriadas e não se deve partilhar comida ou objetos entre pessoas durante a sua preparação.

Pessoas doentes não devem manipular os alimentos destinados a outras pessoas.

Em resumo, não há evidência de que o novo tipo de coronavírus possa ser transmissível através da ingestão de comida, mas devem ser mantidas e reforçadas as medidas de prevenção de higiene pessoal e da cozinha, seja em casa ou em contexto profissional.

A comunidade científica continua a investigar sobre este e outros tópicos relacionados com a COVID-19. Deverá procurar informação em páginas da internet confiáveis como o da Direção Geral de Saúde https://www.dgs.pt/ ou Organização Mundial de Saúde https://www.who.int/, são entidades que estão a monitorizar a evolução da pandemia e toda a atualidade científica e vão emitindo informação atualizada.

Não divulgue informação de fonte não credível

 

Top