Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Exposição de Escultura de Maria José Caramez

"Percursos"

"A obra nasce na ideia, mas o começo dá-se com a escolha do material.
À medida que a forma se desenvolve espelha e dá vida a toda a interiorização materializando sentimentos e vivências armazenados. A criação evolui no desenrolar do trabalho.
Os percursos vivem da experimentação de técnicas, de materiais, que formalizam e dão vida às ideias que evoluem e se transformam em formas mais ou menos definidas.
A intensidade que o material transmite, formaliza a ideia.
A dureza da pedra, ou a plasticidade do barro, o gosto de moldar e transformar, despertando formas, na cumplicidade de um percurso de descoberta e de aprendizagem, de onde surgem formas mais ou menos sensíveis, que se soltam do material e ganham vida.
Na pedra, o bloco transporta, uma personalidade que vai dar corpo e vida à escultura, tornando-a única. O percurso, é apaixonante, o gosto de moldar e transformar, subtraindo o que está a mais formalizando a ideia, apesar da intensidade do material.
Apesar da diversidade de temas e materiais há um fio condutor que guia e inspira nos percursos, criando uma identidade aos trabalhos que possibilita a identificação de quem as produz."

Maria José Caramez

Casa da Cultura de Paredes 
patente até dia 28 de março 2021

 


Top