Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

1.ª Edição

O projeto Art on Chairs, que se concretizou na Exposição Internacional com o mes­mo nome, está assente num conjunto de premissas bem definidas e identificadas, a partir das quais se concebeu toda a estrutura programática que levaria à concretização dos objetivos definidos.

As premissas de partida foram incrementar a cadeia de valor da indústria do mobi­liário de Paredes através do investimento nas atividades criativas. Isto é, potenciar o valor económico da indústria tradicional pela incorporação do design e da criatividade contemporânea; promover nacional e internacionalmente o território de Paredes e as empresas da indústria com maior relevância económica, social e cultural no território; criar um evento único e original a nível mundial.

Para concretizar tão ambicioso projeto foi necessário encontrar um modelo, um ícone, um evento original e sem paralelo no mundo e os parceiros credíveis e prestigiados para o executar. Assim, o Art on Chairs elegeu a cadeira como ícone do território enquanto objeto produzido pela indústria local, estruturou uma exposição como modelo - a que se associou um con­junto alargado de iniciativas - e selecionou, elegeu e convidou um conjunto de universidades e escolas superiores como parceiros, credíveis e prestigiados, concretizando deste modo uma iniciativa internacional e única em termos mundiais.

Foi no período de 2009 a 2012 que este grande evento internacional tomou forma, desde a sua conceção e candidatura a fundos estruturais QREN (SACIC/grandes eventos) em 2009 até à sua apresentação ao público, que decorreu no período de Setembro a Novem­bro de 2012. 

Partilhar
Top