Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

More Design More Industry

Durante um período de oito meses, nove designers foram colocados em 11 empresas de mobiliá­rio do concelho de Paredes, acompanhados por cinco designers seniores.

O objetivo do “More Design. More Industry” foi o de potenciar a criatividade e a inovação em design das em­presas do setor e aumentar as competências e o conhecimento das realidades produtivas, associadas à indústria do mobiliário, dos designers residentes.

Os designers foram selecionados por intermédio de um concurso internacional que terminou a 10 de Dezembro de 2011 e ao qual concorreram 77 candidatos.

Os oito meses de residência revelaram-se muito estimulantes, confrontando duas realidades distintas onde os atores envolvidos se expressaram com linguagens diferentes. Estas diferenças permitiram criar grandes desafios para todos. Se, por um lado, as expecta­tivas dos empresários se centravam em encontrar técnicos especializados nas tecnologias e profissionais capazes de interagir com o setor comercial, por outro lado, as expectativas dos designers centravam-se na aquisição de competências e conhecimento das realidades produtivas associadas à indústria do mobiliário explorando novos conceitos que permitissem alavancar estas empresas.  O papel dos tutores mostrou-se fundamental no diagnóstico às empresas e na defi­nição de estratégias e objetivos que pudessem colmatar algumas lacunas identificadas.

Durante o período de residência todos os designers tiveram oportunidade de criar peças, apresentar propostas, acompanhar o processo de prototipa­gem e produção das mesmas. Alguns designers viram um grande volume de peças produ­zidas e uma das residências resultou no lançamento efetivo de uma nova marca pela empresa.

Ao todo, a exposição Art on Chairs apresentou um conjunto de 29 peças de mobi­liário produzidas por designers e empresas durante o período de residência, para além dos documentários. 

Partilhar
Top