Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

2.ª Edição

Art on Chairs 2014-2015, a segunda edição do evento internacional promovido pela Câmara Municipal de Paredes, que reúne criação e produção, cultura e economia, recursos locais e oportunidades globais.

Foi distinguida pela Comissão Europeia com o Prémio Regiostars para melhor projeto europeu de 2014, pelo caráter inovador e pelo impacto no território, em termos de crescimento sustentado das empresas e criação de postos de trabalho.

Nesta segunda edição, o Art on Chairs reforçou a aposta no incrementar da cadeia de valor da indústria do mobiliário de Paredes através do investimento nas atividades criativas. Isto é, potenciar o valor económico da indústria tradicional pela incorporação do design e da criatividade contemporânea; promover nacional e internacionalmente o território de Paredes e as empresas da indústria com maior relevância económica, social e cultural no território; e criar um evento único e original a nível mundial.

Uma aposta na apresentação do design português e da produção de mobiliário contemporâneo de Paredes numa abordagem cultural. Um leque alargado de perspetivas: a produção de novos objetos de design produzidos em Paredes, intervenções criativas da comunidade escolar e uma retrospetiva do mobiliário português.

Ao todo, são 270 peças que contam histórias diferentes, desde o entrelaçado da genética do design português, como é o caso da exposição “Como se pronuncia design em português?” até à fruição confortável do espaço público com a “Desfrutar o Tejo”, sempre passando pela excelência de produtos, processos de fabrico e de resultado final como é o caso de “Experiência de Ser”.

Apostando na manutenção do modelo de gestão e dos parceiros estratégicos para o desenvolvimento do projeto, o Art on Chairs 2014-2015 consolidou a diferenciação proporcionada pelo design no tecido produtivo de mobiliário de Paredes, ao mesmo tempo que se assumiu como mais internacional. Expressão disto mesmo é o facto de a primeira apresentação pública do projeto ter sido feita em Pequim, em Setembro de 2014, no âmbito da Beijing Design Week.

Este desígnio de internacionalização é reforçado pela criação da nova marca comercial de mobiliário made in Paredes – WIDU. A qualidade do mobiliário de Paredes posiciona-se, assim, ao nível do mercado internacional, pela participação nas feiras internacionais do setor em Singapura e Miami.

Itinerância Internacional

Do ponto de vista programático, a primeira edição do Art on Chairs traduziu-se num programa de exposições, concursos, residências, atividades educativas, programação cultural e itinerância internacional. A segunda edição realizou-se em Paredes e Lisboa, com presenças internacionais em Pequim, Singapura e Miami.

A projeção internacional do design e da produção de mobiliário português assumiu-se assim como um dos principais objetivos do Art on Chairs 2014-2015. Para cumprir esse propósito, assumiu uma vocação mais comercial e orientada para os mercados de exportação. Apostou em 3 mercados internacionais distintos: China (Pequim), Estados Unidos (Miami e Nova Iorque) e Singapura.

Partilhar
Top