Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Outras iniciativas

Semana do Design em Pequim

A segunda edição do Art on Chairs inaugurou na Semana do Design de Pequim (Beijing Design Week 2014), um evento anual que se assume como o maior evento de caráter cultural e orientado para o design na China, com um número médio de 5 milhões de visitantes. Representou uma oportunidade única para, in loco, estabelecer e reforçar relações. O Beijing World Art Museum – China Millennium Monument acolheu uma grande mostra de 92 peças criadas por designers portugueses no âmbito das várias iniciativas do Art on Chairs 2014-2015.

Integraram a mostra as peças desenvolvidas no âmbito do programa de residências More Design More Industry e do International Design Competition, cadeiras produzidas no âmbito do Duets 2012 e 2014, peças desenvolvidas por todos os agrupamentos escolares de Paredes no âmbito do Cadeira Parede e objetos e artefactos integrantes da exposição “Como se pronuncia Design em Português?”

A presença do Art on Chairs na Beijing Design Week 2014 assume-se como mostra sem precedentes do trabalho da indústria de mobiliário nacional em território chinês, tendo sido nomeado para o top 7 das exposições a visitar na exposição. Foi escolhida entre mais de 300 exposições de 35 países na véspera da abertura oficial.

 

Desfrutar o Tejo

Este concurso-convite elege o mobiliário urbano como componente indispensável da fruição do espaço público. Foi promovido pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e organizado pela Universidade de Aveiro com a colaboração do MUDE.

Teve como primeiro objetivo identificar soluções inovadoras e originais de mobiliário urbano para a requalificação do Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo e envolventes, em Lisboa. As soluções orientaram-se em dois sentidos complementares: conceção de um apoio próprio para momentos de descanso breves e fugazes, e conceção de um apoio destinado a permanências mais demoradas. Participaram no concurso Isabel Barbas e João de Matos Alves, Miguel Palmeiro Designer, Daniel Caramelo e Bárbara Fachada, Carlos Pereira e Like Architects. Dos cinco projetos apresentados, três foram premiados e prototipados pelas empresas de Paredes Camila Móveis, Guarnição e Disarte e expostos no Cais do Sodré.

 

Concurso Design Garrafas Galp Gás

Uma exposição, na Incubadora para o Design de Mobiliário de Paredes, na qual é lançado um novo olhar sobre um produto ícone da indústria da energia. Numa de duas vertentes do concurso de design de 2014, a Galp desafiou os participantes a transformar garrafas em objetos de design. Seis vencedores ganharam um prémio monetário entre os 2.000 e os 5.000 euros e um bónus de 5.000 pontos em cartões Fast Galp.

 

“A cidade e o design” – Intervenção no Comércio Tradicional

Um dos objetivos da programação cultural foi apresentar novos criadores e novas linguagens e estéticas na música. A programação cultural Art on Chairs, com a proposta de concertos “A Cidade e o Design”, escolheu um conjunto de palcos pouco convencionais. A programação cultural envolveu o comércio da cidade e uma invasão de cadeiras azuis tomou conta das montras do centro de Paredes.

 

Partilhar
Top