Torneio Internacional de Andebol vai animar Paredes de 27 de junho a 1 de julho

09 Março 2018

Paredes vai acolher o Torneio Internacional de Andebol - Paredes Handball Cup - de 27 de junho a 1 de julho. As inscrições na prova terminam a 20 de junho.

A Câmara Municipal, em parceria com o Clube de Andebol do Agrupamento de Escolas de Baltar e com o apoio da Federação Portuguesa de Andebol e da Associação de Andebol do Porto, apresentou o evento esta quinta feira, 8 de março, na Escola Básica de Baltar, que promete trazer ao concelho cerca de 3500 atletas.

Este torneio internacional vai acolher praticantes de andebol dos 9 aos 50 anos. Em campo são esperadas, em 5 dias de competição, cerca de 200 equipas, incluindo espanholas e 3500 atletas. Os cerca de 600 jogos decorrerão em 15 pavilhões do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, sublinha que o andebol já é uma modalidade muito praticada por mulheres no concelho e acredita que “este vai ser um torneio de referência. Não temos a mínima dúvida que o evento vai dar vida ao concelho de Paredes e é isso que precisamos”, sublinha o autarca.

Alexandre Almeida esclarece que apesar das condições financeiras não sejam as melhores, a autarquia vai contribuir com uma verba de 15 mil euros e com todo o apoio logístico ao evento. “Vai ser um esforço financeiro que vai valer a pena”, garantiu o autarca.

Para o presidente, “todo o concelho vai beneficiar com o torneio de andebol”, tendo em conta que vão decorrer jogos em quase todas as freguesias.

O vereador do Desporto, Paulo Silva, destaca que se trata de um grande evento para Paredes. “Pretendemos dar a conhecer outras modalidades e oportunidades, bem como captar jovens para o desporto”. Acrescenta que “será uma grande festa, associada ao desporto, para que levem de Paredes a melhor formação possível”.

O presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins, salientou que o Paredes tem tradição no andebol, que já envolve mais de 200 atletas.

“O concelho tem excelentes condições e muitos pavilhões e, portanto, estão reunidas todas condições para fazer de Paredes a capital nacional de andebol”.

António Aguiar, diretor da Escola Básica de Baltar e presidente do clube de andebol local, destacou as tradições do andebol em Baltar e não tem dúvidas de “que Paredes terá mais visibilidade com este torneio, com ganhos para a economia local”.

Luís Sousa, da organização do torneio, não tem dúvidas de que será um grande sucesso. “Vamos fazer deste evento um dos maiores torneios do país”. Paredes será inundado com atletas de andebol, onde não irá faltar diversão, animação, música, DJ’s, insufláveis, dois autocarros panorâmicos e um espaço/tenda, onde os atletas poderão estar e conviver. “Vamos pôr Paredes a mexer e tentar superar recordes”, garante Luís Sousa.

Uma das madrinhas do evento, a atleta e treinadora Filipa Fontes, vice-campeã nacional de andebol na época 2016/2017 foi a porta voz de outros padrinhos do torneio. Acredita que este torneio vai “contribuir para divulgar modalidade e fazer com que gostem mais de praticar andebol”.