Câmara de Paredes reúne parceiros europeus de 11 países para falar de integração nas cidades

logotipo_EU_CAN
09 Abril 2018

O Município de Paredes vai acolher de 9 a 11 de abril cerca de 40 representantes de 11 países europeus, no âmbito do projeto europeu denominado EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, financiado e integrado no programa "Europa para os cidadãos" - "participação democrática e participação cívica".

A autarquia de Paredes é o primeiro parceiro do projeto a promover uma ação internacional englobada na candidatura financiada com 150 mil euros, por fundos europeus que serão distribuídos pelos parceiros de acordo com as atividades que cada um irá desenvolver.

O projeto EU CAN enquadra-se no âmbito das candidaturas ao "Programa Europa dos Cidadãos – Promoção da participação cívica e do envolvimento democrático – Medida: Conexão de cidades" e é a primeira vez que uma autarquia nacional lidera um projeto deste tipo. O tema do trabalho a desenvolver no âmbito do EU CAN prende-se com a integração da diversidade cultural, particularmente, no que se refere à população migrante.

Este projeto iniciou-se em janeiro deste ano e terminará em dezembro de 2019. Segundo os promotores, pretende-se envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG's, a fim de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa.

Basicamente, é uma linha de financiamento que a União Europeia disponibiliza às cidades para o intercâmbio de boas práticas: 11 países, cujos representantes (políticos e associações) se reúnem para trocar inovações no setor.

O Município de Paredes é o coordenador do projeto que engloba, ainda, a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), Associação Walktogether, Associação Monomyths, Penthesileia, Município de Demir Kapjia, Município de Guadassuar, Associação Xano Channel, Município de Lezhe, Município de Viareggio, Associação Koine, Alphabet Formation, Associação Apkabink Europa.