Paredes acolheu sessão de esclarecimento sobre “Programa Europa para os Cidadãos 2014-2020”

34672549_2162276707146480_970560264120303616_n
07 Junho 2018

O Município de Paredes e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Ponto de Contacto Nacional para o programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020” promoveram uma sessão de informação sobre o referido Programa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

De acordo com o vereador Paulo Silva, esta sessão teve como um dos propósitos “divulgar um conjunto de oportunidades que nos permitem aproximar da União Europeia, algo que nos toca muito”.

Lembrou os intercâmbios e o programa Erasmus que têm permitido aos jovens de Paredes participar nas questões europeias. Em novembro deste ano, mais cinco jovens paredenses irão fazer formação em Itália. “Uma oportunidade proporcionada pela União Europeia para que possamos ter este tipo de experiências”.

Mostrou disponibilidade por parte da autarquia para colaborar no apoio e construção de candidaturas ao programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020, ou no apoio logístico. “Uma Europa de todos e para todos, que permite o financiamento de projetos que trazem ganhos enormes”, referiu Paulo Silva.

Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, esclareceu que o programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020” tem em vista “contribuir para a compreensão pelos cidadãos da União, da sua história e diversidade; promover a cidadania europeia e melhorar as condições para a participação cívica e democrática a nível da União; reforçar a sensibilização em termos de memória, da história e dos valores comuns da União e incentivar a participação democrática e cívica dos cidadãos, desenvolvendo a sua compreensão das políticas da União, promovendo oportunidades de empenhamento social e intercultural e de voluntariado a nível da União”.

Sublinha que “não nascemos cidadãos, tornamo-nos cidadãos” e, neste sentido, considera fundamental incentivar a participação democrática e cívica dos jovens.

A sessão teve, deste modo, como objetivo facultar informações e prestar esclarecimentos sobre o referido Programa, na expetativa de motivar a candidatura de mais e melhores projetos nacionais, bem como a apresentação do projeto europeu denominado EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, financiado e integrado no programa "Europa para os cidadãos", vertente "compromisso democrático e participação cívica" cujo coordenador é o Município de Paredes.

Com este projeto, iniciado em janeiro e que se prevê terminar em dezembro de 2019, pretende-se envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG’s, com o objetivo de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa.