Câmara de Paredes e Associação Dignitude assinam protocolo para apoio nos medicamentos dos mais carenciados

19 Julho 2018

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, assinou hoje, 19 de julho, nos Paços do Concelho, um protocolo com a Associação Dignitude, representada por Maria de Belém Roseira, que visa apoiar os cidadãos mais carenciados na aquisição de medicamentos.

Este protocolo insere-se no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, criado em 2016, “com o propósito de dar respostas aos problemas de acesso ao medicamento por parte dos cidadãos”, refere Maria de Belém Roseira.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é a primeira iniciativa da Associação Dignitude e surge da parceria entre o Setor Social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Segundo Maria de Belém Roseira, “este programa traduz-se num fundo solidário que é usado para comparticipar o pagamento de medicamentos aos cidadãos mais carenciados”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “a adesão da autarquia a esta rede solidária do medicamento promovida pela Associação Dignitude é muito importante, uma vez que uma das preocupações deste Executivo é a intervenção e o apoio social para aquisição de medicação dos paredenses em situação de vulnerabilidade económica, principalmente a população idosa com mais de 65 anos”.

A parceria celebrada esta quinta-feira pelo Município de Paredes permitirá o acesso totalmente gratuito dos munícipes, encaminhados pela autarquia, através de um cartão, acederem aos medicamentos, prescritos com receita médica, em todas as farmácias nacionais que aderirem ao programa. Beneficiam desta medida os agregados familiares e os idosos economicamente desfavorecidos de todo o concelho de Paredes.

A Associação Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 2015, que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.