Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Município de Paredes lança projeto Orpheu Social para apoiar crianças desfavorecidas na ocupação de tempos livres

Município de Paredes lança projeto Orpheu Social para apoiar crianças desfavorecidas na ocupação ...
35481232_1624755977633648_7886435561848700928_n
30 Julho 2018

O Município de Paredes vai promover no mês de agosto, nos dias 6 a 17 e 20 a 31, o projeto Orpheu Paredes Social. Esta iniciativa tem como objetivo a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens do concelho, através de oficinas artísticas de pintura e música, e destina-se a apoiar a população mais desfavorecida. As crianças e jovens das famílias beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), a comunidade cigana e habitação social têm prioridade neste projeto.

“Criar uma oferta para os tempos livres, promover o gosto pela arte e cultura, junto das crianças e jovens especialmente as mais desfavorecidas, bem como a inclusão social de forma sociocultural, orientada para o seu desenvolvimento integral, são os grandes propósitos do Orpheu Social”, revela a vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles.

A ação será centrada na vertente sociocultural, proporcionando o contacto com materiais e experiências diferentes, especialmente nas áreas dramática, artística e plástica, permitindo, desta forma, desenvolver capacidades pessoais, sociais e conhecimento sobre o mundo.

Refira-se que o conceito de arte e cultura está muitas vezes relacionado com o poder económico de cada agregado e se for tida em conta que a vulnerabilidade e incidência da pobreza atingem máximos elevados quando se fala de agregados familiares com crianças (em geral), estas encontram-se em desvantagem no acesso à cultura e à arte.

Segunda a vereadora Beatriz Meireles, “surge a necessidade urgente de facilitar este acesso, visto que a arte é muito importante quando falamos do desenvolvimento infantil. Para além de ser uma forma de comunicar sentimentos, promove o desenvolvimento da criatividade, com a capacidade de observar o mundo, para além do óbvio e elaborar alternativas para problemas”.

Com a realização deste projeto “pretende-se colmatar esta desvantagem, de modo a proporcionar às crianças mais desfavorecidas do Concelho de Paredes, o contacto com o meio artístico e cultural, especialmente nas áreas, dramática, artística e plástica”, sublinha Beatriz Meireles.

As oficinas de artes vão decorrer de 6 a 31 de agosto, entre as 9h00 e as 17h30, na Casa da Cultura e Biblioteca de Paredes, Rebord´arte, Centro Social da Parteira, Associação S. Pedro e Cruz Vermelha da Sobreira.

A apresentação final do trabalho desenvolvido será a 1 de setembro, na Casa da Cultura de Paredes.

Para além da autarquia, a organização está a cargo do Centro Sócio-Educativo e Profissional da Parteira, Juntas de Freguesia de Paredes, Rebordosa e Sobreira, Rebord’arte, São Pedro – Centro Social da Sobreira, Cruz Vermelha da Sobreira, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, RSI, Santa Casa da Misericórdia de Paredes.

Top