Bandas de Música de Paredes com subsídio anual para incentivar à realização de concertos pelo Concelho

09 Outubro 2018

O Município de Paredes celebrou esta terça-feira, 9 de outubro, um protocolo com as Associações Musicais do Concelho que visa incentivar e promover a atividade regular das Bandas de Músicas e Orquestra Ligeira do Vale do Sousa pelas freguesias, no contexto de uma política de descentralização cultural.

O Município de Paredes vai financiar a atividade de quatro Associações Musicais do concelho (Associação Cultural e Musical de Baltar; Associação Cultural Musical Cetense; Associação Recreativa e Musical de Vilela; Associação Cultural e Musical de Paredes), através da atribuição de um subsídio anual de 10 mil euros.

Em contrapartida, terá de cada Associação Musical a realização de 10 concertos anuais, em datas e locais a programar pelo Pelouro da Cultura da autarquia.

No âmbito da política cultural traçada pela autarquia, este apoio tem como propósito aumentar a oferta cultural e dar incentivos à programação descentralizada pelo Concelho ao longo de todo o ano. “Decidimos apostar mais na produção artística local, através das nossas Associações Musicais”, refere Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“As Bandas de Música assumem um papel vital na formação musical e ocupação dos jovens paredenses nas atividades extracurriculares. Note-se que as bandas de música promovem o convívio e a aprendizagem entre gerações, continuando a ser muito frequentadas pela juventude”, admite Alexandre Almeida.