LIPOR e Parque das Serras do Porto assinaram parceria para criar e manter floresta autóctone

serras-protocolo_lipor
16 Outubro 2018

O Protocolo assinado esta segunda-feira, 15 de outubro, entre a LIPOR e a Associação dos Municípios das Serras do Porto associa o desenvolvimento de atividades de colaboração, permitindo o alargamento do “Programa Metro Quadrado” a mais 10 hectares na área florestal do Parque das Serras, integrado pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.

Com este programa de manutenção de floresta nativa a LIPOR responsabiliza-se pelo acompanhamento, manutenção e fortalecimento de árvores autóctones plantadas no âmbito de programas de reflorestação. A LIPOR assume, deste modo, um compromisso para a criação e manutenção de bosques autóctones, com o objetivo de promover a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, contribuindo para a amenização paisagística, a redução do risco de incêndio e o bem-estar das Comunidades.

Adicionalmente a LIPOR irá investir na promoção de um Estudo, por parte de um consultor especializado, para a criação de um Programa Estruturado de Florestação para geração de créditos de carbono no Parque das Serras do Porto. Estes créditos, gerados por via do sequestro florestal, poderão ser utilizados como mecanismo de compensação por instituições, empresas e cidadãos que pretendam reduzir (e anular) as suas emissões de gases com efeito estufa (GEE) de forma voluntária. Este será um projeto de longo prazo, gerido por uma entidade a constituir, com capacidade efetiva de gerar retorno ambiental, proporcionando, deste modo, financiamento para a recuperação e valorização do Parque das Serras do Porto.

A parceria foi assinada pelo Presidente da Câmara de Valongo e da Associação Parque das Serras do Porto, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente do conselho de administração da LIPOR, Aires Pereira, na presença do Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e do Presidente da autarquia de Gondomar, Marco Martins, entre outros convidados.

Fotos: CM de Valongo