Município assina protocolo de cedência de instalações à Associação Patudos de Paredes

15 Novembro 2018

O Município de Paredes assinou esta quinta-feira, 15 de novembro, um protocolo com a Associação Patudos de Paredes.

Este protocolo visa a cedência das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo, de Vila Cova de Carros, para que a Associação de Patudos, que tem como objeto social a proteção e defesa dos direitos e bem-estar dos animais, possa desenvolver a sua atividade.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, “esta parceria vai contribuir para dar resposta às necessidades do Concelho e ajudar a construir uma estratégia que promova a adoção responsável dos animais abandonados“.

Para Nuno Abreu, Presidente da Associação Patudos de Paredes, “tendo em conta que não possuímos instalações que nos permitam dar resposta cabal às muitas solicitações, a esta escola reúne as condições que vão ao encontro às nossas atuais necessidades”.

O líder dos “Patudos”, a única associação de Paredes vocacionada para a proteção dos aninais, sublinhou ainda que este “é o apoio que a associação nunca teve. Este Executivo deu-nos, desta forma, a oportunidade de realizarmos um melhor trabalho, prestando cuidados de saúde e promovendo a adoção dos animais recolhidos, ajudando-os a terem um destino diferente do abate”.

De acordo com o protocolo agora celebrado, a Associação de Patudos de Paredes será responsável por todas as despesas decorrentes do uso do espaço.

Não poderá utilizar o interior do edifício para a guarda/alojamento dos animais acolhidos. Deverá contribuir para a promoção da adoção dos animais incluídos no quadro de adoção do Serviço de Saúde Pública Veterinária do Município, apoiar e participar em iniciativas deste âmbito.

No âmbito das suas atribuições no domínio da defesa da saúde pública e do meio ambiente, compete à autarquia proceder à recolha e captura de animais vadios ou errantes.

Os organismos da administração central do Estado responsáveis pela proteção, bem-estar e sanidade animal, em colaboração com as autarquias locais, o movimento associativo e as organizações não governamentais de ambiente e de proteção animal, promovem campanhas de adoção de animais abandonados.