Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Município de Paredes promove conferência sobre Cibersegurança dia 21 de novembro na Casa da Cultura

Município de Paredes promove conferência sobre Cibersegurança  dia 21 de novembro na Casa da Cultura
hacker-1944688_1280_1_1024_2500
19 Novembro 2018

O Município de Paredes promove na próxima quarta-feira, 21 de novembro, a partir das 18h00, na Casa da Cultura, uma conferência sobre “Cibersegurança: Como podem as Micro e Pequenas e Médias Empresas reduzir o risco e combater as ameaças?”.

As intervenções de abertura estão a cargo do vereador das Atividades Económicas, Elias Barros, do presidente da ASEP, Pereira Leite, e do presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida.

Esta iniciativa conta com a participação de dois prestigiados especialistas na temática da cibernética, António Alberto Pinto e João Paulo Magalhães, que falarão sobre cibersegurança, um fenómeno verdadeiramente global e do qual as organizações precisam de ter conhecimento para antecipar ataques cibernéticos e agir corretamente quando estes acontecem.

“Uma resenha de ataques e outros casos de Cibersegurança” será o mote para a apresentação do empresário e docente António Pinto, doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, onde ministra cursos relacionados com redes informáticas, sistemas operativos, segurança de redes, etc.

Como lidar com os ataques e a fraude cibernética fica a cargo de João Paulo Magalhães, doutorado pela Universidade de Coimbra. É docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto e o coordenador da licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores.

António Alberto Pinto
António Pinto é Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (2010). António Pinto e Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, onde leciona redes de computadores, dados e privacidade, segurança informática e análise forense digital. É ainda investigador no CRACS do INESC TEC, Laboratório Associado. Os seus interesses de investigação incluem sistemas de gestão de segurança de informação, segurança de sistemas e redes, privacidade e análise forense digital. António Pinto organizou vários simpósios em conferências internacionais em segurança e blockchain, publicou múltiplos artigos científicos em conferências e revistas internacionais e participou em vários projetos de investigação internacionais, incluindo projetos de investigação Europeus. Conta ainda com as certificações ISO 27001 Lead Implementer e 27001 Lead Auditor.

João Paulo Ferreira de Magalhães
Professor e investigador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e Diretor da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores da ESTG /P. PORTO. Possui doutoramento na área dos sistemas confiáveis e segurança. Mantém uma ligação próxima com a indústria, tendo sido cofundador e CTO da Globinnova Cyber Intelligence (Análise de Malware, Vigilância Digital, Big Data Security) e Diretor de Produto de Segurança na Claranet Portugal. No passado, João Paulo Magalhães foi coordenador da equipa de sistemas UNIX na SONAE S.A.

PROGRAMA:
18h00 | Intervenções de Abertura:
Vereador das Atividades Económicas, Elias Barros
Presidente da ASEP, Pereira Leite
Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida

18h20 | Orador: António Alberto Pinto
“Uma resenha de ataques e outros casos de Cibersegurança”

18h40 | Orador: João Paulo Magalhães, Docente da ESTG /P Porto
“O que é o phishing e como lidar com este tipo de ataques?”
- Ciberameaças
- Atores maliciosos e motivações
- Engenharia Social
- Tipos de ataques de Phishing
- Como identificar um ataque
- Demonstração de caso prático

19h45 | Perguntas e Respostas
20h00 | Encerramento

Top