Programa “Ocupa-te” vai preencher as Férias de Natal de 120 jovens de Paredes

19 Novembro 2018

O Município de Paredes apresentou esta segunda-feira, 19 de novembro, o programa “Ocupa-te” que decorre já estas Férias de Natal preenchido com experiências desportivas, culturais, educativas e lúdicas para os jovens dos 13 aos 18 anos.

O programa de ocupação das pausas letivas conta com 120 vagas para os jovens do Concelho de Paredes.

Com este projeto, o Município vai proporcionar gratuitamente à juventude um conjunto de experiências desportivas, culturais, didáticas e educativas que visam o aproveito dos tempos livres das pausas letivas do Natal, Páscoa e Férias de Verão.

Para o autarca Alexandre Almeida, “uma das preocupações é apoiar as famílias. Com este “Ocupa-te” queremos chegar a jovens de todas as freguesias e é objetivo alargar o número de vagas nas próximas edições”, referiu o Presidente da Câmara de Paredes.

Segundo o vereador da Juventude, Paulo Silva, “as atividades visam aproximar os jovens da cultura e tradições do concelho, ajudando até no combate ao abandono escolar por darem motivação aos alunos, mas também a integração social e o apelo ao voluntariado. Queremos também dar a conhecer projetos como o Fórum da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude e apelar à participação dos jovens com sugestões”.

Do conjunto de atividades previstas, destaca-se o hóquei em campo e o basquetebol, os “jogos sem fronteiras”, sessões de cinema e teatro musical, visita ao centro interpretativo da Rota do Românico. em Lousada, visita e a monumentos do Românico e visita ao Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

As atividades do Programa “Ocupa-te” decorrerão entre 17 e 21 de dezembro. As inscrições são gratuitas, com exceção da refeição que tem um valor simbólico, e devem ser efetuadas online. O local de acolhimento dos participantes será no Centro Escolar de Paredes a partir das 8h30 e o transporte apenas será garantido durante as atividades, que decorrerão entre as 9h00 e as 17h30.

Durante os perídos de férias os jovens e alunos beneficiam ainda do acesso às piscinas municipais a um preço reduzido em 50%.