Concurso “Montras de Natal” premiou três lojas de Paredes

07 Janeiro 2019

O “Dia de Reis” ficou assinalado, em Paredes, com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Montras de Natal”. A cerimónia decorreu, na Casa da Cultura, no intervalo do concerto de Reis protagonizado pela Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, da vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, do vereador das Atividades Económicas, Elias Barros, do presidente da Junta, Artur Silva, e do presidente da ASEP - Associação de Empresas de Paredes, Alberto Pereira Leite.

O primeiro prémio, no valor de 500 euros, foi atribuído ao Centro Ótico do Vale do Sousa. A segunda montra contemplada com 200 euros, foi a loja Record. A AMR venceu o terceiro prémio, de 100 euros.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Paredes e a ASEP promoveram, pelo segundo ano consecutivo, um Concurso de “Montras de Natal”, que “teve como propósito apoiar os comerciantes, dinamizar a economia do comércio local, promover e perpetuar a tradição popular da decoração de montras com símbolos alusivos ao Natal no nas lojas”, sublinha o autarca de Paredes, Alexandre Almeida.

A iniciativa, contou com cerca de 50 inscrições e teve como público alvo todos os comerciantes do concelho, independentemente do seu ramo de atividade. Teve como objetivo promover, incentivar e dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais apelativo.

Segundo o regulamento, os principais parâmetros a ter em conta na votação final foram o respeito pela temática, a originalidade, a utilização de iluminação natalícia, bem como de diversos materiais, inclusive reciclados e o respeito por temáticas aplicadas ao vitrinismo.

O júri foi constituído por três elementos: dois profissionais de vitrinismo e um designer, Alexandra Tinoco e Bruno Monteiro e da designer Tânia Peixoto, respetivamente.

Vencedores do Concurso de “Montras de Natal”:

1ºprémio – Centro Ótico do Vale do Sousa – 500,00€
Situado na Rua Elias Moreira Neto, nº 13, para este Centro Ótico a “saúde ocular está sempre em primeiro lugar”.

2º prémio – Record – 200,00€
A Record é uma empresa com 39 anos de existência e dedica-se à venda de produtos desportivos das linhas de lifestyle e performance, na Rua 1.º de Dezembro, n.º 65.

3º prémio – AMR – 100,00€
A AMR, tem estabelecimento em Bitarães, na Av. de S. Tomé, n.º 953 e para além de materiais de construção, aposta na decoração e no artesanato.