João Montenegro a trabalhar nos estúdios de animação Pixar foi recebido na Câmara Municipal de Paredes

30 Janeiro 2019

João Montenegro, engenheiro informático, a residir em São Francisco nos Estados Unidos, responsável pelo software usado na iluminação e renderização dos filmes de animação dos estúdios da Pixar, foi recebido, hoje, 30 de janeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Com raízes familiares, em Gandra, Paredes, onde passou a sua infância e juventude com os pais e a irmã, João Montegrego, numa curta visita à família, desta vez, teve oportunidade de aceder ao convite do Executivo para uma breve recepção nos Paços do Concelho.

Neste encontro, João Montegrego recebeu das mãos do autarca Alexandre Almeida a oferta da cadeira, o símbolo do Concelho de Paredes, num gesto de reconhecimento do seu trabalho.

João Montenegro

Nasceu no Porto em 1979. Apaixonou-se por ciência e cinema desde muito cedo.

Aprendeu a programar computadores com 13 anos, com o principal objetivo de criar imagens sintéticas no ecrã do seu primeiro computador pessoal. Filmes como o 'Toy Story' e 'Jurassic Park' marcaram-no profundamente pelo uso revolucionário do computador na geração de efeitos especiais.

Cresceu em Gandra, onde fez a Escola Primária. O Ensino Preparatório e Secundário foram feitos, em Baltar. Graduou-se posteriormente, em 2002, com a Licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Trabalhou em Lisboa em empregos ligados à Engenharia Informática, ainda sem ligação aos efeitos especiais e animação.

Mudou-se em 2006 para Bournemouth, no Reino Unido, onde fez um Mestrado em ciências de animação por computador.

Iniciou a carreira em produções de cinema na Framestore, em Londres, onde fez parte da equipa técnica na animação de 'O Conto de Despereaux' e nos filmes 'Avatar' e 'Gravidade', estes últimos vencedores do Oscar de melhores Efeitos Visuais.

Em 2010 juntou-se à Foundry, uma empresa sediada em Londres, que produz Software usado em efeitos especiais. Durante este tempo viajou por vários países (Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, França, etc.), ajudando vários estúdios de animação e efeitos especiais a adotar ferramentas de software desenvolvidas na Foundry em filmes como os novos episódios da 'Guerra das Estrelas' e os filmes da Marvel, por exemplo.

Interrompeu o trabalho durante o ano de 2013 para viajar pela Ásia.

Em 2014 mudou-se para São Francisco nos Estados Unidos para trabalhar na Pixar como consultor externo, por parte da Foundry. Em 2017 mudou-se definitivamente para a Pixar, como Engenheiro de Software, onde trabalha atualmente no software usado na iluminação e renderização dos filmes de animação deste estúdio.