Câmara de Paredes e Incubadora Regional de Inovação Social dinamizam ações de empreendedorismo nas escolas

IMG-20190208-WA0012
IMG-20190208-WA0011
IMG-20190208-WA0020
IMG-20190208-WA0022
13 Fevereiro 2019

A IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social está a promover, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, sessões de “Begin Innovation”, em contexto escolar, para captação de ideias e projetos, e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

As sessões piloto da 2ª edição do projeto “Begin Innovation” são realizadas em contexto escolar e desenvolvem-se junto dos alunos do ensino básico, entre fevereiro e maio. Ao longo do 2º e 3º período escolar participam no projeto cerca de 157 alunos e 8 professores de 8 turmas, envolvendo 5 escolas do Concelho de Paredes.

O Centro Escolar de Duas Igrejas acolheu a primeira sessão, no passado dia 8 de fevereiro. Além do Centro Escolar de Duas Igrejas, participam no projeto a EB Serrinha, EB1 Rebordosa, EB1 Sobrosa e Escola Básica de Vilela.

Segundo o Vereador da Educação, Paulo Silva, "este projeto é uma parceria da IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social e o Município de Paredes que tem como principal objetivo a sensibilização e promoção junto das crianças e jovens para os problemas sociais e ambientais e estimular a criatividade, associada à procura de soluções inovadoras para a resolução desses mesmos problemas, estimulando as suas competências e cidadania".

Ao longo das sessões será realizado um estudo de impacto onde serão trabalhadas competências abrangentes, promovendo a capacitação nas seguintes áreas: sensibilização para problemas sociais e ambientais, criatividade, trabalho em equipa, proatividade e comunicação. Este projeto conta também com uma avaliação de impacto externa que será realizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto.