Paredes recebe dia 23 de fevereiro a primeira etapa do GPS - EPIC Samsys 2019 em BTT

50713247_1655749504571769_1394207669169946624_o
16 Fevereiro 2019

É a primeira vez que o Concelho de Paredes acolhe a etapa inaugural do evento de BTT, GPS – EPIC Samsys 2019. No sábado, 23 de fevereiro, cerca de 500 participantes iniciam e terminam a “aventura” no Quartel dos Bombeiros de Cête.

Mais do que uma competição, o GPS – Epic Series é um passeio turístico em BTT que aproveita para contemplar a natureza, paisagem e monumentos das localidades por onde passa e que em Paredes vai percorrer e conhecer a “Rota do Ouro – Aldeia Dourada”, passando pelo Mosteiro de Cête, pelas Minas de Castromil e pela Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e ainda pelo Parque Natural da Senhora do Salto.

No Concelho de Paredes, a "Rota do Ouro - Aldeia Dourada" preserva as memórias e as marcas de um património que remonta à época romana.

A organização a cargo de Bruno Bartes, um dos mentores do evento, conta com o apoio do Município da Paredes e das Juntas de Freguesia de Cête, Aguiar de Sousa e Sobreira.

Segundo o organizador, Bruno Bartes, da Associação Penafiel Bike Clube, “este conceito de passeio de BTT foi criado em janeiro de 2011. Com razoável grau de dificuldade e orientação exclusiva por GPS, em autonomia total. Trata-se de um evento de custos reduzidos quer para a organização quer para os participantes e, no caso de Paredes, aliado à componente solidária do almoço a reverter para os Bombeiros Voluntários de Cête”.

Refira-se que esta iniciativa vai dar a conhecer a História das Minas de Ouro, em pleno Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas.

Cerca de meio milhar de atletas de BTT, vão pedalar pela Rota do Românico em direção à Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, onde serão presenteados pela magnifica paisagem integrada no Parque das Serras do Porto, descendo à Senhora do Salto. Encravada nas rochas milenares, a “boca do inferno” da Senhora do Salto abre o apetite para provar a iguaria gastronómica da D. Cristina, a fêvera em vinha de alho com queijo e ovo. O paladar fica ainda mais completo com a prova da broa de milho e o mel de Aguiar de Sousa. No final do passeio os participantes provam tremoços, especialidade típica de Paredes, terra de "tremoceiros".

O percurso é de 40 ou 60 quilómetros, à escolha dos participantes, não deixa pegada ecológica uma vez que os trilhos são registados via GPS com os participantes a passarem também pela Gruta das Banjas, antigas minas de ouro construídas a pulso pelos nossos antepassados, seguindo para as minas das Banjas, onde encontram ainda vestígios dos carris usados pelas vagonetas.

A Paredes seguem-se etapas em São Pedro do Sul, Freamunde, Marco de Canaveses, Baião, Monção e Arganil. A última etapa do GPS – EPIC Samsys 2019 está prevista para dia 14 de dezembro, na Gralheira, em Cinfães.

Foto: GPS - EPIC Samsys

Mais informações e inscrições: AQUI