Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

rally

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Programa Mais Vida Ativa

Desde de 2016 que Portugal tem em vigor um programa prioritário promovido pela Direção Geral de Saúde (DGS) dedicada à promoção de atividade física, o Programa de Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF 2016-2025).


Sendo a inatividade física considerada como um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis e atentada, também, como um problema de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a adoção de instrumentos estratégicos nesta área que facilitem a organização dos serviços, a formação de profissionais e a distribuição de recursos para a promoção da atividade física. Por outro lado, que sejam criadas condições para que existam ambientes promotores de atividade física nos locais onde as pessoas vivem e trabalham, de forma a reconhecerem as vantagens de adoção um estilo de vida mais ativo, diminuindo o sedentarismo.
Neste sentido, o Município de Paredes consciente da sua responsabilidade civil dinamiza aulas de atividade física nas diversas freguesias do concelho, para a população sénior, com mais de 50 anos e nas instituições de solidariedade social que acolhem este tipo de população. Além das atividades semanais, são ainda organizadas atividades com carácter regular.


Para a implementação do programa foram convidadas as Juntas de Freguesia e as IPSS´s a associarem-se ao município, como promotores locais.
O Município de Paredes reconhece a crescente importância que o exercício e a atividade física regular assumem na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, traduzida na sua perceção de bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de sociabilização e combate à exclusão, na manutenção dos níveis de independência ao longo dos anos e, como resultado, na elevação dos níveis de felicidade de cada um.

A 1ª edição do programa MAIS VIDA ATIVA tem inicio em 2018. Sendo um programa que tem na sua génese um conceito associado à promoção do exercício físico, de forma regular e orientada, assumindo-se como um programa de responsabilidade social e de promoção do Envelhecimento Ativo. 

 

Intenção do Programa:
  • Proporcionar à população sénior do concelho de Paredes uma atividade física regular e devidamente orientada tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida e elevação da sua autoestima, sensibilizando-os para a adoção de estilos de vida saudáveis;
  • Diminuir os fatores de risco relacionados com o processo de envelhecimento, combatendo a inatividade e o sedentarismo desta população;
  • Aumentar os níveis de independência e autonomia através de melhores índices de aptidão cardiovascular e aptidão física, nomeadamente ao nível da força e resistência muscular e atenuando a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio;
  • Diminuir o tendente isolamento desta população através da organização de atividades de ocupação de tempos livres, aumentando a interação social.

Regulamento

Ficha de inscrição - participante

Ficha de Inscrição - promotor local

Cartaz

Plano de Atividades

Partilhar
Top