Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Torre do Castelo de Aguiar de Sousa

2.1.8torrecasteloaguiarsousa 1 1024 571
Descrição

Implantado num local com condições naturais de defesa, na margem direita do Rio Sousa, assume interesse estratégico para as Terras do Vale do Sousa. Edificado, provavelmente, no século X, altura em que as crónicas cristãs referem a tomada do castelo pelo Almançor quando das suas incursões para Santiago de Compostela. A partir do século XI torna-se cabeça de Terra de Aguiar dominada pelos Sousas ou Sousões, convertendo-se em 1258, no centro administrativo judicial do “Julgado de Aguiar de Sousa”, um dos mais poderosos da região de Entre – Douro- e- Minho, até ao século XIX.
Do Castelo ficaram visíveis restos de uma torre de planta quadrilátera, irregular, de construção em alvenaria de xisto e quartzito.
Classificado como Monumento de Interesse Público e integrado na Rota do Românico, foi objeto de trabalhos de conservação e valorização. Os trabalhos arqueológicos revelaram a muralha primitiva com 150cm de largura e exumaram-se objetos que faziam parte da vida quotidiana dos homens do castelo, tais como, fragmentos de cerâmica de uso doméstico e uma ponta de seta das atividades bélicas ou de caça. Quanto à intervenção de valorização, para além de melhorar os acessos, transformou a torre num varandim para a paisagem, a partir do qual o visitante, inserido num quadro onde a mãe natureza é pródiga, pode observar as escarpas quartzíticas das serras envolventes, escutar as quedas de água das levadas e presenciar o rio Sousa a confluir na direção do Douro.

Informações

Morada:
Travessa do Castelo
4585-005 Aguiar de Sousa

GPS: 41°7'26.37"N / 8°26'11.67"W


Loja Interativa de Turismo de Paredes
Email: turismo@cm-paredes.pt 
Telefone: 255 788 952

Gabinete de Arqueologia e Património
Email: arqueologia@cm-paredes.pt 
Telefone: 255 788 973 / 255 788 974

Top