Município de Paredes e CESPU firmam protocolo no âmbito do projeto Voz Amiga

10 Dezembro 2021

A Câmara Municipal de Paredes celebrou, esta manhã, dia 10, um Protocolo de Colaboração com a CESPU para intervenção no âmbito do Projeto Voz Amiga, assinalando, desta forma, o Dia Internacional do/a Voluntário/a, comemorado a 5 de dezembro. A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre, contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles, do Reitor da CESPU, José Alberto Ramos Duarte, do Diretor do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento daquela universidade, Bruno Peixoto, e de alunos, professores e estagiárias envolvidas no programa.

A Vereadora explicou que o objetivo do protocolo é “lançar o apelo de colaboração dos alunos da CESPU no Banco Local de Voluntariado, que tem uma vertente, essencialmente, social e, sobretudo, continuar a desenvolver o projeto Voz Amiga, que tem dado uma importante resposta às necessidades dos idosos”.

Já o reitor da CESPU, sublinhou que “o projeto Voz Amiga valoriza a população sénior do Concelho e, ao mesmo tempo, fomenta a experiência dos nossos estudantes”.

No final da sessão protocolar, a Vereadora, acompanhada das técnicas da autarquia e dos docentes da CESPU, realizaram uma visita domiciliária a Valentina Ribeiro Cunha, de Paredes, uma das utentes apoiadas pelo projeto Voz Amiga. Na visita, a idosa recebeu um puzzle de estimulação cognitiva e partilhou estar “muito feliz” com o auxílio que tem sido dado pela Câmara Municipal.

O Projeto Voz Amiga foi criado há um ano pelo Município e, atualmente, apoia cerca de 80 seniores do Concelho.

A iniciativa visa dar resposta ao isolamento dos idosos, devido às circunstâncias impostas Pandemia COVID-19, dividindo-se em duas vertentes: apoio psicológico via telefone e apoio psicológico presencial.

Assim, é feita uma avaliação constante de parâmetros de depressão, do estado mental e da perceção da Qualidade de Vida, recorrendo a exercícios de estimulação cognitiva.

O Banco Local do Voluntariado está, neste momento, a recrutar voluntários para fazerem parte do projeto Voz Amiga. Os destinatários são cidadãos maiores de 18 anos, residentes no Concelho, que se identifiquem com o Projeto e que, possuindo motivação e disponibilidade, sintam que podem dar um contributo para o seu desenvolvimento.

Os interessados devem enviar a sua candidatura até ao dia 10 de janeiro de 2022.

Consulte todas as informações aqui:

BLV - VOZ AMIGA