![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- BTL 2026: Paredes apresenta o futuro "Museu do Mobiliário" ao turismo
BTL 2026: Paredes apresenta o futuro 'Museu do Mobiliário' ao turismo
O Município de Paredes apresenta-se, uma vez mais, no maior certame dedicado à promoção do turismo em Portugal, a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, que se realiza de 25 de fevereiro a 1 de março, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Paredes estará representado com o futuro “Museu do Mobiliário” e a "Casa-Museu" Daniel Faria e Centro Promocional da Literacia e Desenvolvimento Pessoal”. A autarquia integra o espaço da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), onde também estão reunidos os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), localizado no Pavilhão 1 (stand C03).
O dia 27 de fevereiro é dedicado à promoção turística do Município de Paredes.
Pelas 11h00 decorre a assinatura de acordos de adesão à Rede Portuguesa do Turismo Industrial por parte da empresa paredense de mobiliário, Viriato, e da Câmara Municipal de Paredes com o Museu do Mobiliário, em Vilela.
Segue-se a apresentação do Museu do Mobiliário de Paredes, no auditório do TPNP. Este novo equipamento cultural prestará homenagem à história e aos protagonistas da indústria do mobiliário e às artes da marcenaria e da talha em madeira, elementos identitários deste território. O projeto do Museu do Mobiliário, que se encontra em obras, prevê uma sala de exposição permanente, salas para exposições temporárias, um espaço para demonstrações ao vivo de técnicas de transformação da madeira, designadamente a arte da talha, uma área para uma incubadora de design, um bar e um restaurante.
Recorde-se que o setor do mobiliário representa a principal indústria de Paredes que terá o seu espaço museológico e que será o principal elemento de ligação ao roteiro nacional do Turismo Industrial.
Pelas 14h00, e sob o mote “Escritores a Norte”, daremos a conhecer a "Casa-Museu" Daniel Faria e Centro Promocional da Literacia e Desenvolvimento Pessoal. O espaço, que resulta da requalificação da antiga Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Baltar, irá acolher o espólio de Daniel Faria e funcionará como pólo cultural, integrando um auditório e várias valências para promover a literacia, estando, também, ao serviço da comunidade escolar.
Neste mesmo espaço, pelas 14h30, convidamos os visitantes a provar as memórias locais de Paredes com o Doce Tremoceiro e outros produtos confecionados com tremoço, nomeadamente e o hambúrguer de tremoço.
A BTL contará com mais de 1600 expositores representantes da diversidade de destinos, culturas e serviços, apresentando aos visitantes uma oportunidade de ficarem a conhecer as tendências do turismo global. Nesta edição, são esperados cerca de 82 mil visitantes.
