Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Programa Diabetes em Movimento

O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, promovido pela Direção Geral de Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.


O diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada por hiperglicemia crónica, ou seja, quando o nível de açúcar no sangue (glicemia) está aumentado para lá dos valores normais devido a uma perturbação no funcionamento da hormona insulina.


O programa foi implementado através de uma parceria entre o Município de Paredes e o ACES Tâmega II - Vale do Sousa Sul. O recrutamento deverá ser efetuado obrigatoriamente nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (Centros de Saúde ou Unidades Hospitalares), segundo os critérios previamente definidos pela Direção Nacional, até 31 de dezembro.


O “Diabetes em Movimento” consiste em sessões de exercício físico de 90 minutos, com uma frequência semanal de três vezes, em dias intercalados, entre os meses de outubro e junho, com um programa de sessões previamente definidas. As sessões de exercício são lideradas e supervisionadas por fisiologistas do exercício ou técnico de desporto, tendo obrigatoriamente a presença de um enfermeiro em todas as sessões.

O desenvolvimento das sessões de exercício físico decorre num pavilhão desportivo (ou infraestrutura equivalente), sem prejuízo do desenvolvimento pontual de sessões em outros contextos, nomeadamente sessões ao ar livre.

As atividades do programa são gratuitas para os participantes.

 

Cartaz



Top