Passar para o Conteúdo Principal

europedirect_azul

europedirect_bannercima_retangulo

Destaques

Presidência Portuguesa do Conselho da UE: 1 de janeiro – 30 de junho de 2021

.

A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. Durante cada semestre, a Presidência dirige as reuniões a todos os níveis no Conselho, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.
Os Estados-Membros que exercem a Presidência trabalham em estreita cooperação em grupos de três, chamados "trios". Este sistema foi instituído pelo Tratado de Lisboa em 2009. O trio fixa os objetivos a longo prazo e prepara uma agenda comum que estabelece os temas e as principais questões que o Conselho irá tratar ao longo de um período de 18 meses. Com base nesse programa, cada um dos três países prepara o seu próprio programa semestral mais detalhado.

O trio atual é constituído pelas Presidências da Alemanha, de Portugal e da Eslovénia.

Site da Presidência Portuguesa do Conselho da UE: https://www.2021portugal.eu/pt/

 

Conferência Futuro da Europa

conferência futuro da europa

No dia 19 de abril, as três instituições da União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros, lançaram em conjunto uma Conferência sobre o Futuro da Europa, que visa dar aos cidadãos um papel mais importante na definição das políticas da UE.
Destaque-se a data de lançamento da plataforma, um dia depois da comemoração dos 70 anos do Tratado de Paris, que representou o primeiro passo para a criação da EU.
A Conferência sobre o Futuro da Europa irá criar um novo fórum público para um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os europeus em torno das questões que são importantes para eles e afetam a sua vida quotidiana. Os possíveis temas da Conferência são mencionados na Declaração Conjunta e incluem saúde, mudança climática, justiça social, transformação digital, o papel da UE no mundo e como fortalecer os processos democráticos que regem a UE. Em última análise, os cidadãos participantes decidirão quais os tópicos que a Conferência irá discutir.
A Conferência utilizará diversos formatos externos, inclusive digitais e, quando possível, também físicos, respeitando as regras COVID. Uma plataforma digital multilíngue interativa permitirá que os cidadãos e as partes interessadas enviem ideias online e ajudá-los-ão a participar ou organizar eventos.
As instituições da UE pretendem garantir que, durante a Conferência, o maior número possível de pessoas, da maior diversidade possível de origens e pontos de vista, possa contribuir com as suas ideias para o futuro da Europa.
Para mais informações sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa, visite o https://futureu.europa.eu/?locale=pt
Contamos com sua participação ativa na Conferência!

 

Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Ano europeu transporte ferroviário

O tempo é agora! 2021 é o Ano Europeu da Ferrovia, iluminando um dos modos de transporte mais sustentáveis, inovadores e seguros que temos:
https://europa.eu/year-of-rail/index_pt

emissões transporte

Top