Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Das festas da Vila... às Festas da Cidade de Paredes

Das festas da Vila... às Festas da Cidade de Paredes
19 Jul 2020
Eventos | Arquivo

As festas em homenagem a São Salvador de Castelões de Cepeda são centenárias. Apesar de já ser referido no rol das Igrejas do século XIII, Sanctus Salvator de Castellanis, como padroeiro de Castelões de Cepeda, é no início do século XX, que Teixeira de Vasconcellos, na “Lição ao Mestre” refere que a festa de São Salvador realiza-se com grande solenidade.
A crescente magnificência das festas são reveladas na Imprensa local. O jornal “O Progresso de Paredes” divulga, a partir de 1960, após um interregno (pelo que se depreende da leitura), que se dá o ressurgimento das majestosas festas, com a presença dos padroeiros das freguesias na procissão, bem como 90 anjinhos para os quadros bíblicos, precedida de cortejo alegórico e muita animação, algo nunca visto, sendo considerada, à data, a maior do país.

 

O Arquivo Municipal irá divulgar fontes documentais sobre a história das Festas de Paredes, dia 19, pelas 21h30.

Adicionar a calendário 2020-07-19 00:00:00 2020-07-19 00:00:00 Europe/Lisbon Das festas da Vila... às Festas da Cidade de Paredes Facebook / Canal Youtube da Câmara Municipal de Paredes Câmara Municipal de Paredes
Horário:

21h30

Local:
Facebook / Canal Youtube da Câmara Municipal de Paredes
Organização:
Câmara Municipal de Paredes
Informação adicional:
Para mais informações contactar:

Arquivo Municipal de Paredes
Praça José Guilherme
4580 Paredes

Top