Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

site_video

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Café Literário com Miguel Gomes

Café Literário com Miguel Gomes
07 Mai 2021
Eventos | Arquivo

Sinopse sobre a obra:

"Sentado debaixo de um telhado invisível, pálida lembrança de um passado demasiado perto do olhar, mas profundamente longínquo de um futuro por percorrer, olhava para o céu como quem lia nuvens e tacteava o horizonte como quem escrevia dias.

As memórias bailavam-lhe no olhar, frequentemente húmidas pelo orvalho que o inexistente coberto não conseguia desviar, quem visse com olhos de perscrutar aquela figura abandonada por ela mesma não saberia outro nome por quem lhe chamar, que não fosse Tralhão.

Tralhão, personagem fictícia e por isso mesmo real, vive num apeadeiro de uma linha férrea que lhe corre no destino e, talvez por isso, de lá nunca se conseguiu apear.

Sem viajar, recolhia dos olhares dos passageiros das composições que por lá passavam as paisagens de limites que ele nunca cruzou, terras que nunca viu nascer sob o horizonte e, assim, trocava as letras que escrevia pelos mundos que lia nos viajantes."


Sobre o autor:

Foi ser nascido ao Porto, para voltar à freguesia onde repousa D. Gonçalo Oveques e, com poucos anos de encadernação, descobriu em 26 cubos o expoente para a base da vida.

Travou batalhas nas trincheiras tecnológicas (informática, gestão de produção, automação industrial), com pacíficas incursões nos campos da formação e ensino onde colheu nos olhos doutros o encontro das vozes com o silêncio.

Publicou, em 2007, “Para lá do que vejo”, um cardápio de poemas para as refeições do ocaso. Em 2014 expõe, com Norberto Valério na fotografia, o trabalho “Rota do Românico, Caminho de Encanto”. Possui mais de duas centenas de crónicas publicadas, de 2014 a 2016 no magazine cultural “Bird Magazine”, desde 2016 no “Correio do Porto” e, recentemente, no “Canal N”, além de alimentar amiúde o blogue “Serenismo”.

No final de 2019, é lançado o livro “Alma Tua”, com textos da sua autoria e fotografia de Norberto Valério, sob chancela da editora Guerra e Paz, tendo recebido destaque em rúbrica de um canal televisivo nacional, e designado como um dos 10 livros em sugestão para o Natal de 2019 na revista Fugas do jornal Público.
As palavras proferidas saem-lhe mudas, por isso, afirma, escreve na procura de olhares que o escrevam, remetendo para o papel um peculiar modo de tentar compreender as equações da vida.

Ainda sobre o Tua, Trás-os-Montes, letra que resume todas as palavras dos Mundos, local perdido onde convergem os que procuram perder-se. Comboio é o soletrado imaginário dum vidro embaciado, umas côdeas duras e um pano branco nas mãos rugosas de quem não se lê.

O Tua é Alma, nua, como quem vive montando vidas nas melodias que resistem. É silêncio e lágrima. É vale e rio onde se formam as palavras que se apagam ao vazio.

Adicionar a calendário 2021-05-07 00:00:00 2021-05-07 00:00:00 Europe/Lisbon Café Literário com Miguel Gomes Gravado na Biblioteca Municipal de Paredes - vídeo disponibilizado no Facebook da Câmara Municipal de Paredes Câmara Municipal de Paredes
Horário:

21h30

Local:
Gravado na Biblioteca Municipal de Paredes - vídeo disponibilizado no Facebook da Câmara Municipal de Paredes
Organização:
Câmara Municipal de Paredes
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Biblioteca Municipal de Paredes

Top