-
Atividade Municipal
-
APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
-
Projetos APPIS
- Tráfico de Seres Humanos - TSH
- Sobre Nós
- Rede de Centros Europe Direct
- Missão e Objetivos
- Áreas de Intervenção
- Atualidade UE
- Comunicação Local
- Destaques
- Prioridades Comissão Europeia 2024-2029
- União Europeia
- Atividades
- Ferramentas de Aprendizagem
- Perceção Local da UE
- Oportunidades na UE
- Referências Bibliográficas Site / Link Úteis
- Newsletter - Europe Direct AMP
Tráfico de Seres Humanos - TSH
O Tráfico de Seres Humanos constitui uma das mais graves violações dos direitos fundamentais, comprometendo a dignidade, liberdade e integridade das vítimas. Reconhecendo a complexidade e gravidade deste fenómeno, foi criada a Rede de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (RCTSH), cuja atuação visa articular entidades públicas e privadas na prevenção, deteção e resposta eficaz a este crime.
A Câmara Municipal de Paredes reconhece o papel fundamental que as autarquias locais desempenham na prevenção e combate ao Tráfico de Seres Humanos, estando em contato direto com as comunidades e podendo identificar sinais de risco de forma precoce.
A adesão à Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, em 2018, representa um compromisso no combate a este crime.
Desde a sua integração na Rede TSH, a Câmara Municipal de Paredes, para além da sua presença nas reuniões, participa em ações de formação interna, seminários, Webinares e conferências que acontecem periodicamente, e tem vindo a implementar diversas iniciativas com vista à prevenção e combate ao Tráfico de Seres Humanos, destacando-se:
- A realização de sessões de sensibilização/formação junto de comunidades específicas, como: Escolas, Polícia Municipal, Bombeiros; Escoteiros; Cruz Vermelha.
- A dinamização de campanhas junto da CP, dos autocarros da Valpi e da Autoviação Pacense, com o objetivo de alertar para este fenómeno.
- Receção e organização do V Seminário, Tráfico de Seres Humanos e Deslocações Forçadas-Fatores de Risco e Vulnerabilidades que se realizou na Casa da Cultura de Paredes, e que contou com a presença e entre outros(as) convidados(as) da Sr.ᵃ Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
- Afixação de cartazes de sensibilização em todas as Juntas de Freguesia do concelho, no edifício da Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Polo de Empreendedorismo, Piscinas Municipais, Agrupamento de Escolas…
- Participação em atividades e estabelecimento de parcerias com outros projetos, entre outras ações.
A autarquia reafirma o seu compromisso em continuar a desenvolver políticas locais eficazes e humanas no combate ao Tráfico de Seres Humanos, contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa, informada e solidária.
Combater o Tráfico de Seres Humanos é uma responsabilidade de todos. Só com uma ação conjunta, informada e determinada poderemos erradicar este flagelo.