![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica animal em Paredes entre 14 de setembro e 2 de novembro
Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica animal em Paredes entre 14 de setembro e 2 de novembro
A Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica de animais, realizada no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica de Raiva Animal e outras zoonoses, decorre nos meses de setembro, outubro e novembro.
No Concelho de Paredes, de 14 de setembro a 2 de novembro, a médica veterinária vai realizar esta campanha de vacinação nas Juntas de Freguesia, nos dias e horas marcadas em cada local (consultar data, hora e local, por freguesia).
A vacinação será ainda realizada no centro de recolha de canídeos (Ecocentro de Cristelo) às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 15h00, ou no Largo Santos Grácio (local da Feira de Paredes), às 16h00, também às quartas-feiras, com exceção dos dias de feira.
Em 2019, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária estipulou que a vacina custa cinco euros, para cães ou gatos, o boletim sanitário custará um euro e a identificação eletrónica custa 13 euros (taxa única, incluindo ficha de registo).
Segundo a lei, todos os cães com mais de três meses de idade devem ser vacinados, nesta campanha de vacinação ou através de um veterinário à escolha do dono. A identificação eletrónica de cães é obrigatória para todos aqueles nascidos após 1 de julho de 2008. A legislação em vigor determina ainda que as raças consideradas perigosas e potencialmente perigosas têm de estar registadas.
Refira-se que a lei prevê coimas para a falta de vacina antirrábica válida, devidamente certificada no boletim sanitário do animal ou passaporte, bem como a falta de cumprimento das medidas para o controlo de outras zoonoses dos canídeos.
https://www.cm-paredes.pt/pages/484#
![]()
![]()
