Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica animal em Paredes entre 14 de setembro e 2 de novembro

20161202_102130_1_1_1024_400
25 Agosto 2019

A Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica de animais, realizada no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica de Raiva Animal e outras zoonoses, decorre nos meses de setembro, outubro e novembro.

No Concelho de Paredes, de 14 de setembro a 2 de novembro, a médica veterinária vai realizar esta campanha de vacinação nas Juntas de Freguesia, nos dias e horas marcadas em cada local (consultar data, hora e local, por freguesia).

A vacinação será ainda realizada no centro de recolha de canídeos (Ecocentro de Cristelo) às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 15h00, ou no Largo Santos Grácio (local da Feira de Paredes), às 16h00, também às quartas-feiras, com exceção dos dias de feira.

Em 2019, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária estipulou que a vacina custa cinco euros, para cães ou gatos, o boletim sanitário custará um euro e a identificação eletrónica custa 13 euros (taxa única, incluindo ficha de registo).

Segundo a lei, todos os cães com mais de três meses de idade devem ser vacinados, nesta campanha de vacinação ou através de um veterinário à escolha do dono. A identificação eletrónica de cães é obrigatória para todos aqueles nascidos após 1 de julho de 2008. A legislação em vigor determina ainda que as raças consideradas perigosas e potencialmente perigosas têm de estar registadas.

Refira-se que a lei prevê coimas para a falta de vacina antirrábica válida, devidamente certificada no boletim sanitário do animal ou passaporte, bem como a falta de cumprimento das medidas para o controlo de outras zoonoses dos canídeos.

Links úteis: https://www.cmparedes.pt/cmparedes/uploads/writer_file/document/1489/edital_vacinacao_antirrabica_e_identificacao_eletronica___paredes.pdf

Paredes_1Paredes_2