![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Europe Direct AMP
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
Relações Internacionais
Por Relações Internacionais entende-se a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, económica, social, militar, cultural, comercial e do direito.
No âmbito das relações internacionais, a Câmara Municipal de Paredes tem protocolos com regiões de três nações, uma europeia, a França, e duas africanas, que integram a comunidade PALOP - Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Montereau-Fault-Yonne - França
Está geminada com a cidade francesa de Montereau-Fault-Yonne, desde 28 de Abril de 2001 Os contactos com esta cidade de cerca de 18 mil habitantes, localizada a cerca de 90 km a sudeste de Paris, iniciaram-se em 1998, e desde então têm sido estabelecidos importantes intercâmbios sociais, educativos e culturais.
Governo Regional da Ilha do Príncipe – São Tomé e Príncipe
O município de Paredes assinou também um protocolo de geminação com o Governo Regional da Ilha do Príncipe, a 24 de maio de 2016, tendo na sua base os laços históricos e culturais existentes entre os dois povos e a defesa da língua portuguesa.
O protocolo, assente nos séculos de história comum entre os dois povos, prevê a criação de programas de cooperação visando o desenvolvimento mútuo e considera a promoção de trocas económicas, culturais, sociais, educativas ou outras entre as duas regiões.
Príncipe é uma ilha paradisíaca, descoberta pelos navegadores portugueses Pedro Escobar e João Santarém, em 17 de janeiro de 1471. Tem como capital a cidade de Santo António e é uma das duas ilhas que constituem a República Democrática de São Tomé e Príncipe. Está localizada no Golfo da Guiné, a
O seu clima é quente e húmido, constituído por apenas duas estações do ano: estação das chuvas e a estação seca (a gravana). Durante o ano, estas estações sucedem-se duas vezes, sendo a das chuvas nos meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. A temperatura do ar varia de
A ilha apresenta uma paisagem verde-variado em toda a sua extensão territorial ao longo do ano, muito por força das suas condições climáticas e da sua localização geográfica. A água do mar é de um azul-turquesa cristalino, com uma temperatura que ronda os 22 graus centígrados durante quase todo o ano. A fauna e flora são ricas existindo também algumas espécies endémicas.
Culturalmente rica, portanto, os seus visitantes podem apreciar deliciosos pratos típicos, além de músicas, dança, trajes típicos e a sua maior manifestação cultural, o "Auto de Floripes", uma espécie de festival de rua anual no mês de agosto.
A agricultura, a pesca e o turismo são as principais áreas de atividades económicas da ilha, cuja população ronda dos 8.500 habitantes, sendo maioritariamente jovem.
Maputo – Moçambique
Para além das duas geminações referidas, o município de Paredes tem ainda um acordo de cooperação celebrado, em novembro de 2015, com o Conselho Municipal de Maputo, considerando os laços de amizade entre os dois municípios e a vontade mútua de colaborarem a nível de modernização administrativa, de formação e troca de experiência técnica, e ainda a nível económico, de educação e de ação-social.
O acordo de cooperação incide particularmente na valorização e qualificação dos recursos humanos, através da criação de cursos de formação (produção de mobiliário) para jovens desempregados do Conselho Municipal de Maputo. Prevê ainda a vinda de jovens moçambicanos a Paredes para capacitação técnica e formação, visando a inserção no mercado de trabalho, com benefício para os empresários portugueses e moçambicanos.

