Município de Paredes oferece 263 livros às escolas do 1º Ciclo para estimular a leitura e promover o sucesso escolar

14 Outubro 2019

As bibliotecas dos seis Agrupamentos Escolares e Escola não Agrupada do Concelho receberam da Câmara Municipal de Paredes 263 novos livros.

Esta iniciativa visa reforçar às bibliotecas escolares dos diferentes estabelecimentos de ensino e, desta forma, promover a leitura enquanto promotora do sucesso escolar.

Esta segunda-feira, 14 de outubro, o Presidente do Municipio, Alexandre Almeida e o Vereador da Educação, Paulo Silva, deslocaram-se à biblioteca do Centro Escolar de Paredes para entregar aos alunos de duas turmas do 1.º e do 2.º ano os livros do projeto Paredes Educa – Construir Mais Sucesso.

Ficam disponíveis nas bibliotecas escolares 263 títulos que representam um investimento financiado de cerca de 5.000 euros.

Ainda referente ao projeto Paredes Educa – Construir Mais Sucesso, que visa combater o insucesso e o abandono escolares, estão previstas ações de dinamização de leitura que envolvem os encarregados de educação.

Refira-se que o Município de Paredes integra, ainda, a Rede de Bibliotecas Norte e, neste âmbito, estabeleceu uma parceria com esta entidade que prevê o apoio ao projeto em atividades relacionadas com a dinamização da leitura.

Ações de dinamização da Leitura nas Escolas:

- “Contos & pontos”: atividade que visa convidar os pais dos alunos do 1.º ano e do 2.º ano a irem à escola durante o 1.º e os 2.º períodos letivos contar uma história para a turma do seu educando. Acerca da história que irão contar deverão decorar em família um quadrado de tecido. No final do ano letivo unir-se-ão todos os quadrados para criar uma manta de histórias.

As mantas serão redistribuídas pelas escolas aleatoriamente, no ano letivo seguinte, e será proposto a todas as turmas do 2.º ano, através de uma atividade de escrita criativa, produzirem uma nova história a partir das imagens da manta, até ao 2.º período letivo do 2.º ano do projeto. Durante o 3.º período, cada escola elegerá a história vencedora. As 15 melhores histórias, uma por cada escola, participarão num concurso, para eleger a melhor história do concelho.

- “Histórias sem Paredes”: visa partilhar o universo familiar de histórias com outras famílias. E se de repente a nossa casa se transformasse numa “minibiblioteca” e pudéssemos partilhar a história da nossa família com outras pessoas?! O objetivo desta iniciativa é levar os livros para contextos não formais de leitura: debaixo de uma ramada; no jardim lá de casa, junto a um lagar… e ouvir uma história surpreendente.