Câmara de Paredes vai criar Balcão da Inclusão

balcao_da_inclusao_banner_site
21 Outubro 2019

O Município de Paredes vai passar a ter um Balcão de Inclusão, para prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

O protocolo de colaboração entre a Câmara de Paredes e o Instituto Nacional para a Reabilitação, no sentido da criação do Balcão da Inclusão, vai ser assinado na próxima quinta-feira, 24 de outubro.

Este acordo vai permitir dar informação e mediação especializada para pessoas com deficiência e/ ou incapacidade. A abertura do Balcão de Inclusão está prevista para a mesma data, 24 de outubro, às 11h30, altura em que se assinala também o Dia Municipal para a Igualdade.

A criação do Balcão da Inclusão tem como objetivo proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respetivas famílias, organizações e entidades que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência.

Com este novo serviço, o Município de Paredes irá reforçar as respostas sociais e estará disponível para esclarecer e prestar informações via telefone, por escrito e presencialmente sobre direitos, benefícios e recursos existentes, nomeadamente emprego e formação profissional, produtos e ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes e educação.

O Balcão da Inclusão fará também o encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que têm competências para a resolução das situações apresentadas pelos munícipes com deficiência ou incapacidade.

Balcão da Inclusão:

Atendimento presencial | Edifício do Balcão Único