O Município de Paredes vai passar a ter um Balcão de Inclusão, para prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
O protocolo de colaboração entre a Câmara de Paredes e o Instituto Nacional para a Reabilitação, no sentido da criação do Balcão da Inclusão, vai ser assinado na próxima quinta-feira, 24 de outubro.
Este acordo vai permitir dar informação e mediação especializada para pessoas com deficiência e/ ou incapacidade. A abertura do Balcão de Inclusão está prevista para a mesma data, 24 de outubro, às 11h30, altura em que se assinala também o Dia Municipal para a Igualdade.
A criação do Balcão da Inclusão tem como objetivo proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respetivas famílias, organizações e entidades que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência.
Com este novo serviço, o Município de Paredes irá reforçar as respostas sociais e estará disponível para esclarecer e prestar informações via telefone, por escrito e presencialmente sobre direitos, benefícios e recursos existentes, nomeadamente emprego e formação profissional, produtos e ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes e educação.
O Balcão da Inclusão fará também o encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que têm competências para a resolução das situações apresentadas pelos munícipes com deficiência ou incapacidade.
Balcão da Inclusão:
Atendimento presencial | Edifício do Balcão Único
Segunda: das 9h às 12h30
Quarta: das 14h às 16h30
Sexta: das 9h às 12h30
Atendimento telefónico | T. 255788931
Todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30