Município de Paredes revela amanhã vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira”

moreira2_1_1024_2500
30 Outubro 2019

A Câmara Municipal de Paredes revela amanhã, 31 de outubro, às 21h30, na Biblioteca Municipal, o vencedor do Prémio Literário "António Mendes Moreira".

Este Prémio Literário, incluído na programação do evento “Noites Negras”, tem como propósito de homenagear o ilustre médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.

Para a Vereadora da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles, o Prémio Literário “António Mendes Moreira” surge “no seguimento do trabalho cultural desenvolvido em Paredes, neste caso em concreto na Biblioteca Municipal”.

O Município de Paredes tem trabalhado no sentido de “valorizar personalidades culturais como Monsenhor Moreira das Neves, com a doação e catalogação de um acervo documental considerável, o maestro Vergílio Pereira, com o apoio à realização de uma exposição e edição de um livro, que decorrerão, em Novembro, no âmbito do Café literário, ou Daniel Faria, com a homenagem ao poeta paredense e colocação de uma pintura no espaço da biblioteca, entendeu-se que devíamos destacar mais uma personalidade paredense, relançando o antigo prémio literário António Mendes Moreira. Integramos este prémio no evento “Noites Negras”, com uma temática associada, por forma a valorizar-se e incentivar-se a criatividade, a escrita e a leitura”, refere a Beatriz Meireles.

O Prémio Literário “António Mendes Moreira” destina-se a distinguir textos inéditos, a editar pelo Município de Paredes e consistirá na atribuição dos seguintes Prémios: - 1º Prémio: o valor pecuniário de 250 euros (duzentos e cinquenta euros) e publicação na Revista Cultural do Município (impressa ou digital); - 2º prémio: publicação na Revista Cultural do Município (impressa ou digital) e um livro; - 3º prémio: publicação na Revista Cultural do Município (impressa ou digital).

Durante a cerimónia de entrega do Prémio Literário "António Mendes Moreira" está prevista a atuação do Conservatório de Dança do Vale de Sousa. O ator e encenador Fernando Soares fará leitura encenadas. A jornada cultural termina com o concerto de Jazz de Daniela Costa e Jorge Filipe Santos.

Notas Biográficas:
António Mendes Moreira nasceu em Paredes em 5 de julho de 1926 e faleceu em 22 agosto de 2014. Médico de profissão cultivou o gosto pela escrita dedicando-se ao género literário: Ficção narrativa, Conto, Narrativa Autobiográfica e Romance. Da sua bibliografia destacam-se as obras: “O Tojo Também Floresce” (1956); “Vida de Médico” (1966) e “Eu e os Outros” (7 volumes - 1983-2001). Médico desde 1951, foi diretor clínico em hospital, diretor de centro de saúde e professor do ensino secundário. Desde 1991 que existe em Paredes um prémio literário com o seu nome. Recebeu em 2011 a Medalha do Município.