Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

imagem

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Câmara de Paredes aprova orçamento de 61,7 milhões de euros para 2020 e desce o IMI para 0,33%

image title
image title
31 Outubro 2019

O Executivo municipal aprovou esta quinta-feira, 31 de outubro, o orçamento para o próximo ano. São 61,7 milhões de euros para 2020.

A Câmara Municipal de Paredes terá em 2020 um orçamento de “retoma dos investimentos”.

O Presidente do município, Alexandre Almeida, sublinha que “em 2020 voltará a descer a taxa de IMI de 0,375 % para 0,33%, continuando, assim, a assumir a taxa mais baixa de sempre do IMI em Paredes”.

De salientar que o orçamento do próximo ano contempla obras por todas as freguesias.

Destaca-se que 2020 ficará definitivamente marcado pelo arranque de grandes obras de enorme importância e significado para o Concelho de Paredes, nomeadamente a: Requalificação, Ampliação e Modernização das Instalações das Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo e Rebordosa, em colaboração com o Ministério da Educação e com o apoio dos Fundos Comunitários; Requalificação do Pavilhão das Laranjeiras com vista à criação de um moderno Multiusos ao serviço do concelho, com o apoio dos Fundos Comunitários; Reabilitação do Estádio Municipal das Laranjeiras que possibilitará “dar vida” à cidade de Paredes e criar uma nova centralidade; Construção da Piscina ao Ar Livre e de um Bar de apoio, projetos que contribuirão para um Parque da Cidade com maior qualidade; Aquisição das Instalações desativadas e em ruínas da Adega Cooperativa para que no futuro sejam transformadas num Auditório Municipal e Centro de Congressos que, em muito, contribuirão para a criação de um novo espaço acolhedor de iniciativas culturais, de empreendedorismo e de dinamização do investimento no concelho; Execução de passeios em todas as freguesias do concelho, também com o apoio dos Fundos Comunitários.

O orçamento para 2020 é de 61,7 milhões de euros e o de 2019 era de 65,4 milhões de euros.

Apesar de prever mais obras, o Orçamento para 2020 é inferir ao de 2019, “o que reflete um maior planeamento das obras apesar de ainda herdarmos 11 milhões de euros de compromissos passados e outros acordos com particulares a cumprir que ainda não estão nas contas”, refere o autarca Alexandre Almeida.

No próximo ano, a autarquia socialista prevê, igualmente, o aumento das transferências para as freguesias para a limpeza das de ruas e o início do saneamento nas freguesias do Sul do Concelho; o aumento de cerca de 20% das transferências para as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários e para as Delegações da Cruz Vermelha.

O PSD votou contra a proposta de orçamento para 2020, o documento foi aprovado pela maioria do Executivo. Refira-se que os documentos previsionais do município de Paredes para o ano de 2020 foram aprovados, em sede de reunião do Executivo, que decorreu esta quinta-feira, 31 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O documento do orçamento será apreciado pela Assembleia Municipal no dia 2 de dezembro.

Top