Paredes destruiu 437 ninhos de vespa asiática entre janeiro e outubro

04 Novembro 2019

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Paredes destruiu 437 ninhos de vespa asiática, no Concelho de Paredes. A eliminação de vespeiros ocorreu desde o início do ano tendo, à data de 31 de outubro, resolvido todos os casos reportados.

A intervenção rápida e eficaz da Câmara de Paredes, através do protocolo com a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental, permitiu atuar com eficiência na resolução do problema da vespa asiática em todo o Concelho.

No âmbito desta parceria estabelecida entre a Nativa e o Município, no início do ano, foram colocadas cerca de uma centena de armadilhas para captura de vespas asiáticas. Esta medida serviu também para atuar de forma precoce na deteção do inseto invasor e contribuir para a rápida resposta na sua erradicação.

O Pelouro da Proteção Civil, liderado pelo Vereador Elias Barros, informa que estas operações são realizadas por técnicos capacitados e devidamente equipados para o efeito, assegurando, desta forma, a proteção e segurança das populações.

O Serviço Municipal de Proteção Civil atuou de forma célere, após as indicações dadas pelos munícipes sobre a presença dos ninhos de vespa velutina, também conhecida como vespa asiática, sendo o encaminhamento feito através de georreferenciação, permitindo uma localização mais exata dos vespeiros, para as equipas que estão no terreno poderem operacionalizar a destruição.