![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Paredes, Gondomar e Valongo são “Municípios do Ano 2019” distinguidos na categoria Intermunicipalidade com projeto Serras do Porto
Paredes, Gondomar e Valongo são “Municípios do Ano 2019” distinguidos na categoria Intermunicipalidade com projeto Serras do Porto
Lançado pelo Universidade do Minho, pela via da plataforma UM-Cidades, o Concurso "Municípios do Ano Portugal 2019" visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses.
No âmbito do "Concurso Municípios do Ano 2019” foram submetidas 51 candidaturas, nas diversas categorias regionais, incluindo este ano, pela primeira vez, a categoria Intermunicipal que distinguiu Gondomar, Paredes e Valongo pelo projeto “Parque das Serras do Porto”.
O Funchal é o vencedor do prémio "Município do Ano Portugal 2019" com o projeto "Funchal, Destino Acessível".
A cerimónia de atribuição de prémios decorreu, hoje, 15 de novembro, no Mosteiro de Arouca. Esta gala serve para assinalar projetos de municípios que se distinguem em categorias regionais, considerando o número de habitantes.
O Parque das Serras do Porto, resulta da Associação dos Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, assume uma posição estratégica na Área Metropolitana do Porto (AMP) e constitui “um interessante caso de estudo de gestão integrada de uma área protegida, dado que procura concertar expectativas e rentabilizar recursos em prol da dinamização de um território partilhado, com o estreito envolvimento da comunidade. O processo participativo de elaboração do Plano de Gestão, decorrido em 2018, é um excelente exemplo dessa dinâmica”.
Recorde-se que a paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto foi classificada em 2017 e em 2018 foi elaborado o respetivo Plano de Gestão e implementado o primeiro projeto de conservação financiado.
O Parque das Serras do Porto abarca cerca de 6000ha em território de Gondomar, Paredes e Valongo, correspondendo a uma paisagem composta por 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas – intercaladas pelos vales dos rios Ferreira e Sousa.
