Proteção Civil avisa do agravamento das condições meteorológicas de chuva e vento forte até sábado

18 Dezembro 2019

O estado do tempo vai agravar-se desde a tarde desta quarta-feira até ao próximo sábado, devido ao aumento da intensidade da chuva e do vento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citada pela agência Lusa, aponta que amanhã, quinta-feira, será o "dia mais gravoso".

Atendendo às previsões meteorológicas adversas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez um apelo à população para que sejam respeitados os avisos quer da Autoridade Nacional quer do IPMA.

O Comandante Nacional da Proteção Civil emitiu um alerta sobre agravamento das condições meteorológicas. "Protejam-se", advertiu o comandante da Proteção Civil, Pedro Nunes, aos jornalistas.

Na sequência do mau tempo estão potenciadas inundações, lençóis de água, queda de árvores, deslizamento de terras e problemas na orla marítima devido à forte agitação das ondas.

Devido a esta situação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Paredes recomenda precaução na condução, evitar os lençóis de água, sendo também de evitar o estacionamento em zonas propícias a inundações. Também aconselha à desobstrução de sistemas de escoamento de águas. Desaconselha ainda a circulação em locais com prédios degradados devido ao perigo de derrocadas e atenção a estruturas montadas (andaimes, toldos e outros), que podem ser afetadas por ventos fortes e alerta para o perigo de quedas de árvores.