No próximo fim de semana cantam-se as janeiras em Paredes

bitaraes
img_0230_1_1024_2500
06 Janeiro 2020

A terceira edição do “Encontro de Janeiras” conta com a atuação de 13 grupos do Concelho de Paredes para cantar as Janeiras já no próximo fim de semana, dias 11 e 12, na tenda do Parque José Guilherme.

O tradicional “Encontro de Janeiras” reúne em palco 13 grupos, desde agrupamentos musicais, coros, ranchos folclóricos e associações culturais e recreativas do Concelho, que preparam anualmente as quadras para cantarem e encantarem o público com cantigas e músicas populares.

A iniciativa é promovida pelo Município de Paredes e tem início às 21h00 de sábado, 11 de janeiro, e prossegue no domingo, dia 12, às 15h00, na tenda do Parque José Guilherme.

Participam os seguintes grupos: Associação para o Desenvolvimento de Mouriz, Grupo de Cantares de Janeiras de S. Cristóvão de Louredo, Rancho Folclórico da Casa de Povo de Recarei, Rancho Folclórico de Gandra, Rancho Regional de Paredes, Clube de Jazz de Baltar, Rancho Marceneiros de Rebordosa, Grupo Musical “Os Amigos da Crise” – Sobrosa, Agrupamento de Escuteiros 1030 de Rebordosa, Rancho Regional de Cete, Associação do Orfeão de Paredes, Rancho de Aguiar de Sousa e Fábrica da Igreja da Paróquia de S. Tomé de Bitarães.

A tradição secular das Janeiras surgiu pelo Dia de Reis para celebrar a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. No Concelho de Paredes, é uma tradição popular os grupos cantarem as Janeiras pelas ruas acompanhados de violas, bombos, acordeão, ferrinhos e pandeiretas.