Câmara de Paredes promove ações de sensibilização e educação ambiental para 600 alunos do 1º ano de escolaridade

15 Janeiro 2020

O Município de Paredes está a dedicar sete dias a percorrer as escolas básicas do Concelho com 32 ações de Educação e Sensibilização Ambiental, com o propósito de desafiar cerca de 600 alunos do primeiro ano de escolaridade a pensar na sustentabilidade ambiental e na preservação e conservação do planeta.

Os Pelouros do Ambiente e da Educação realizam sessões interativas, permitindo que as crianças, através de jogos e outras dinâmicas, respondam a questões ligadas, por exemplo, à reciclagem através da separação do lixo.

Em cada sessão são apresentados os símbolos da reciclagem, aborda-se a poluição dos mares e oceanos e os riscos da poluição na vida animal. Fala-se também do destino de resíduos, como eletrodomésticos ou móveis. Incentiva-se, ainda, os alunos ao consumo sustentável de energia e apela-se à diminuição do desperdício alimentar.

No final, cada turma é desafiada a pensar e a abraçar um compromisso sustentável, com o tema “Juntos pelo ambiente”.

As iniciativas decorrem desde terça-feira, dia 14 e ficam concluídas na próxima quinta-feira, 23 de janeiro. O objetivo é que os mais jovens sejam, junto dos adultos, porta-vozes das boas práticas ambientais.