-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIGAP Mapas Interativos
SIGAP Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Aconteceu em Paredes - Eventos Desportivos
- Liga Boccia Sénior MVA
- Gala do Desporto
- Paredes Handball Cup
- Rally de Paredes
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- MVA - Ficha de Incrição do Utente 2024/2025
- MVA - Promotor Local IPSS 2024/2025
- MVA - Promotor Local Junta de Freguesia 2024/2025
- Treina Connosco “Caminhada do Pai Natal” - 2024
- Rally de Portugal
- Rally Sprint Paredes
- Semana Europeia do Desporto
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Paredes Educa - Construir mais Sucesso
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Serviço Educativo
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Ocupa-te
- Orçamento Participativo Jovem de Paredes
- Open Café
- Projeto Chankemaker´s Arena Play Your Part
- Festa Finalistas
- Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta
- Conselho Municipal da Juventude
- Entidades de Interesse Ligadas à Juventude
- Porta 65 - Apoio ao Arrendamento Jovem
- Município Amigo da Juventude
- Feira da Saúde Jovem
- Projetos- Juventude Metropolitana
- Juventude Formulários
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Contratação Pública
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Contactos
- Canal de denúncias
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Fatura Eletrónica
- Início
- Atividade Municipal
- Notícias
- Notícias
- Município de Paredes promove rastreios de daltonismo para 850 alunos do 4º ano
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Município de Paredes promove rastreios de daltonismo para 850 alunos do 4º ano
Durante esta semana, a ColorADD social, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, está a realizar rastreios gratuitos de daltonismo nas escolas de ensino básico do Concelho, envolvendo cerca de 850 alunos do 4º ano de escolaridade.
O programa “ColorADD nas escolas” reúne um conjunto de ações de sensibilização, que têm como principal objetivo detetar casos de daltonismo e, simultaneamente, promover a inclusão da população daltónica.
Esta iniciativa “é uma forma de dar oportunidade às crianças de conhecerem uma realidade bem presente. É também uma maneira de detetarmos população daltónica dentro do universo escolar. Para nós, o objetivo da atividade passa por prevenir o insucesso e abandono escolar precoce, baixa autoestima, situações de bullying, etc.” referiu o Vereador com o Pelouro da Educação, Paulo Silva, na visita a uma das ações de rastreio na Escola Básica de Paredes. Nesta experiência a Câmara de Paredes oferece a sebenta da ColorADD com o "Alfabeto das Cores".
O processo passa por realizar um rastreio precoce, através da dinâmica "Ver e Sentir as Cores". O diagnóstico é feito com a ajuda de "óculos especiais" e da projeção de imagens com números de várias cores, através do monitor de um computador.
A apresentação do código ColorADD - uma ferramenta criada para relacionar os símbolos com toda a paleta de cores, de forma a auxiliar daltónicos - também faz parte das sessões. Cada aluno recebe uma sebenta com o “Alfabeto da Cor”, para conhecer os símbolos e poder levá-los a mais pessoas.
A ColorADD explica que o sistema já está a ser implementado em produtos como lápis, etiquetas de roupa ou jogos. Além disso, já é utilizado como ferramenta aumentativa no ensino da Cor (A Cor é para Todos) e aplicado, desde 2013, nos Exames Nacionais do Secundário e diversos manuais escolares.
De acordo com a associação portuguesa fundada por Miguel Neiva, “parece-nos importante levar esta ferramenta às escolas para que, de uma forma lúdica e divertida, os alunos se possam familiarizar com uma nova linguagem”.