homenagem

Atletas com Paralisia Cerebral iniciam Campeonato Regional de Boccia em Paredes

21 Janeiro 2020

A PCAND (Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto), com o apoio do Município de Paredes, irá realizar a 1ª volta do Campeonato Regional de Boccia BC3 Região Norte no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes.

A competição contará com 40 atletas portadores de Paralisia Cerebral. Aos atletas em prova juntam-se os seus acompanhantes e treinadores.

Nesta prova participam os clubes: AHBV Póvoa de Lanhoso, FC Porto, AB Luís Silva, APPC Porto, SC Braga, SCM Vila do Conde, SC Espinho, IN Boccia, Cerciaz/ Caçarola, Mapadi, CD Fiães, AFDA - Associação Feirense de Desporto Adaptado e Salta Fronteiras Associação.

Uma equipa do Pelouro do Desporto do Município de Paredes prestará apoio e monitorização à competição da PCAND que tem lugar sábado 25 janeiro, entre as 9h30 e as 19h00, e domingo 26 janeiro, das 9h00 às 12h30. A entrega de prémios está agendada para 13h00.

O Boccia é uma modalidade que foi introduzida em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).

Os praticantes do Boccia não tem limite de idade. O jogo pode ser misto e jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. As regras e os recursos materiais são adaptados às condições dos atletas para possibilitar a prática a pessoas com dificuldades motoras. Refira-se que o Boccia é uma modalidade Paralímpica.